terça-feira, janeiro 06, 2009

Você conhece o universo da sua marca?

O universo da marca é as vezes um mistério. Identificar mercados potenciais onde a marca pode se inserir sem provocar uma diluição da marca, é as vezes um trabalho que pode parecer óbvio, mas depende muito do feeling dos diretores de marketing.

Captar o universo em que a marca se insere é um trabalho prazeroso e único. Entender que aquela marca provoca desejo, sensualidade, motivação, sede, fome, energia, é entender que ela faz parte de um ecossistema de relação onde uma pulada fora, pode arranhar uma relação ou passar uma idéia de oportunismo capitalista. Empurrando marcas e mais marcas guela abaixo do consumidor. Como em muitos livros comentam sobre a Virgin, empresa do bilionário Richard Branson, que nasceu de uma gravadora de discos, cresceu com uma empresa aérea e chegou a ter uma empresa de casamentos. (Tem um bom artigo sobre a Virgin aqui.)

Virgin é uma excessão. Branson é um multi-bilionário excêntrico que tem muito peito para arriscar novos mercados, sabendo que nem sempre pode concorrer em condições favoráveis. Sobretudo movido pelo sentimento de desafiar os padrões e as formas de se fazer marketing com humor.

Como nem todos gostam de arriscar, para fazer uma Extensão de Marca de sucesso, vai alguns resultados:

  1. Distribuidores podem perceber menos risco com um novo produto, pois se desenvolve atrelada a uma familiar marca;
  2. Os clientes irão associar a qualidade da marca estabelecida com o novo produto. Eles serão mais propensos a confiar no novo produto. Ou seja diminuirá a dissonância cognitiva;
  3. O novo produto vai atrair mais rápido cliente consciência e vontade de julgamento ou amostra do produto;
  4. Os custos promocionais (especialmente publicidade) podem sem ser substancialmente mais baixos.
Essa estratégia é arriscada, pois a partir do momento que você associa aquela marca já forte a um segmento e vê numa gôndola a mesma marca vendendo um produto de outro segmento que não tem nenhuma relação direta com o anterior, pode provocar uma incoerência no portfólio da marca.

A imagem em questão, refere-se ao universo que a Gucci trabalha em seus produtos, compreendendo de forma coerente ao estilo de vida dos consumidores, as marcas criadas pra cada categoria respectiva - retirado do livro Alongando a Marca, David Taylor. No mercado de luxo é algo extremamente lucrável, principalmente em tempos de crise como a que estamos passando.
Imagem Virgin: onbranding.com

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