Num cenário tão inconstante como o da economia em que atualmente estamos vivendo, ficamos vulneráveis e temos que ter seriedade para tomar decisões. Para tanto, a inovação (e a criatividade) independente do cenário econômico é sempre uma alternativa frente a permanência do seu negócio de forma diferenciada seja no processo, no produto, no valor oferecido, no modelo de negócio ou no serviço. Enfim, mas antes disso é necessária a criatividade, estimular o ambiente para que haja sempre a prática. Ou seja, criar e inovar sempre estarão vinculadas a um processo diferenciativo.
Para isso Victor Mirshawka, diretor de pós-graduação da FAAP, sugere 7 caminhos para conseguir um bom resultado partindo da premissa de que too bom empreendedor tende a ser um bom criativo, seja oferecendo um serviço ou um produto.
As sete leis da CRIATIVIDADE
1 - Domine a autocrítica
A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para melhorar sua
criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação.
2 - Seja um entusiasta da mudança
A ligação entre criatividade e mudança é óbvia, pois é esse processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente.
3 - Busque o diferente
Não fique no usual: leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas.
4 - Persista
Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o princípio da seleção, quer seja de espécies,
quer seja de idéias.
5 - Aumente seu conhecimento
Fator imprescindível à criatividade: o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo.
6 - “Distribua” sua criatividade
Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você.
7 - Sonhe com o impossível
Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável que pareça, além de ser sedutor, é a marca registrada dos grandes inventores, e de alguns dos grandes gênios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário