terça-feira, outubro 14, 2008

Manutenção dos Stakeholders

Procurando coisas sobre a Claro, me deparei com este fórum, onde existe um moderador intitulado "Claro" com o Logotipo como avatar e tudo. Achei interessante e parei para analisar e realmente parecia ser alguém da Claro, algum técnico contratado para monitorar, tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre a tecnologia 3G. Sendo verdade ou não, aplaudo aquelas empresas que têm esta atitude em além de ensinar sobre a tecnologia, aproximam do consumidor, indo direto onde o público está, em blogs, fóruns, orkut etc.

Essa transparência na comunicação e na relação com os stakeholders, é algo que precisa ser um atitude que ultrapassa a estratégia e precisa estar no cerne da organização, independente da sua missão.

Adrian Slywotzky, considerado um expoente maior na nova geração de gurus do management. Figurando como um dos pensadores mais influentes do mundo, tem sido colocado ao lado de Peter Drucker, Michael Porter e Jack Welch, indica que a transparência é um dos grandes desafios das marcas para o século XXI. Essa relação com os stakeholders e todos os pontos que contribuem para o crescimento e a melhoria continua dos serviços, precisa sempre estar calcada em informações críveis que estão confinadas com os consumidores. Além do mais, o consumidor gosta do conforto daquela empresa que se preocupa com você ou com suas atitudes, ainda mais quando ela toma partido e disponibiliza serviços ou informações e não esconde o jogo em entre linhas ou em minúsculas letras tamanho 2.

Diante de uma incapacidade de enxergar no consumidor e na relação com ele, uma forma as vezes até custosa inicialmente, de se ampliar na mente dele e assegurar mais facilmente o seu espaço na prateleira mental - eu compraria novamente, muitas empresas escapam e impedem o avanço da inovação em seus departamentos por incapacidade ou miopia.

Voltando a transparência. Adrian, enfoca que uma postura transparente é um dos grandes pontos para o aumento da Lucratividade, pois a partir do momento que a empresa adota uma postura mais aberta perante seus clientes, baixando a guarda, eles tendem a aceitar melhor suas ações. Sem pensar em "segundas-intenções".

E aí, sua empresa é transparente? Aliás, o que é transparente?
Para ouvir um podcast do
Adrian Slywotzky, no Fórum da Lucratividade 2008, clique aqui.

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