sexta-feira, outubro 17, 2008

Firefox entra na relevância de informação na rede

O Mozilla Labs vem mandando muito bem. Depois do Ubiquity, a organização responsável pelo navegador Firefox lançou, ainda em teste, a extensão Geode, que trabalha com o conceito de geoinformação e fornece aos sites a localização exata dos usuários.

Funcionaria assim. Depois de instalada e configurada a extensão, quando você entrasse em um portal de notícias, ele forneceria as notícias de forma mais direcionada, de acordo com a sua localização - país, estado, cidade.

Mais para frente, a idéia é fornecer informações mais exatas ainda, de acordo com bairro e rua, por exemplo. Ou seja, seria como se vários sites funcionassem igual ao Radar, projeto de geoinformação da empresa do escritor Steven Jonhson.

A intenção é trazer mais relevância às informações. Naturalmente, o Firefox vai funcionar como um filtro, mostrando aquele conteúdo/informação que está mais próximo e supostamente é mais relevante.

Sites como Food Finder e o Pownce - ele indica quais pessoas de sua lista de contatos estão mais próximas a você - já estão com suporte à extensão.

Fiz alguns testes aqui e a tecnologia ainda não funciona no Brasil. Mas lá fora parece estar normal.

A promessa é que as próximas versões do navegador venham com a tecnologia do Geode nativa.

copy and paste: tiagodoria

Nenhum comentário: