sábado, outubro 18, 2008

Que tal ser um Polinizador?

Estou lendo As 10 Faces da Inovação, do Tom Kelley, diretor da IDEO escritório de design inovador no Vale do Silício (já comentei sobre este escritório em posts passados - aqui). Durante o livro Tom descreve as 10 caminhos que podem ajudar a sua empresa a crescer, mudando o seu comportamento como profissional e uma dessas maneiras é ser o Polinizador: aquela pessoa que procura ouvir diversos pontos de vista; estimular muitas idéias justamente por sua mutidisciplinaridade; tem um comportamento curioso como se fosse uma criança e consegue ver coisas imperceptíveis aos outros e geralmente pensa em metáfora. É alguém que une a criatividade, com uma mente aberta e livre de barreiras. Pensa de forma multidisciplinar e ampliada. Tom Kelley hoje pra mim é um dos grandes pensadores e difusores da Inovação ou lado do indiano C.K. Prahalad.
Para simplificar, ele destacou 7 pontos importantes para difundir este conceito dentro da empresa:

1 - Mostrar e contar: descrever de forma informal, o que você pode ter descoberto de forma acidental, novidades, pesquisas, insights.
2 - Contratar muitas pessoas com antecendentes diversificados: pessoas com histórico em diversas áreas, têm maiores possibilidades de propor idéias mais diferentes e ampliadas.
3 - Criar espaço para mexer a panela: contratar pessoas com mentalidades diferentes para cada tipo de departamento para levar perfils menos homogêneo para cada departamento;
4 - Misturar culturas e geografias:
diversidade cultural igual a diversidade de idéias.;
5 - Promover séries de palestras semanais: reciclagem e novidades sobre tecnologias, metodologias. Levar novidades para a empresa de diversos campos.;
6 - Aprender com os visitantes: ouvir a percepção do que as pessoas tem, ouvindo idéias de fora;
7 - Buscar diversos projetos: abranger projetos de diferentes setores. Ter clientes em diferentes setores.

Nenhum comentário: