quinta-feira, outubro 09, 2008

IPhone gera receita publicitária no celular.

O meio modifica o meio.

Mais um exemplo de produto modificando o meio, ai acontecer com o Plastic Logic, vai acontecer com o Kindle (da Amazon), e agora no Brasil com o IPhone.

A partir do momento que as duas operadoras anunciaram que trariam o Iphone para o Brasil, inúmeras empresas, anunciantes já de olho num mercado novo, que será modificado pelo produto (o IPhone tem uma recepção melhor e visualização melhor de banners e conteúdo pra Internet que outros celulares, e smartphones, além de sua tela ser maior) já estão investindo numa mídia voltado para este produto.

É um fenômeno interessante que vai de encontro as Teorias da Comunicação. Hoje o meio dita a forma que a mensagem vai ser exposta (Lembrando-me das aulas de Teoria da Comunicação). É o nascimento de novos produtos, novos formatos e novos lugares para os diretores de marketing exporem suas mensagens.

Marcelo Castelo, sócio da agência de comunicação interativa F.biz, cita como um sinal desse movimento a demanda recebida dos clientes para que a empresa crie campanhas no formato da tela do celular da Apple.

Mas não é só isso, pelo fato de que a visualização de sites ser melhor no IPhone, o próprio site da Claro está vendendo mídia para empresas. É a inversão de valores acontecendo. Anunciante anunciando dentro de anunciante. Empresas como Banco Real, Lufthansa já correram e já estão desenvolvendo banners, visando os mais de 3 milhões de pessoas visitando o site da Claro mensalmente. (Esses insights são f...!) Pergunta: Como fica o trabalho do mídia nessa hora?

Segundo Marcelo Castelo, sócio da agência de comunicação interativa F.biz: "As empresas querem comprar banners nesses portais para terem acesso a esse público", explicou o executivo. "Isso virou uma nova forma de receita para as operadoras sem nenhum custo para elas ou para o assinante", declarou.

É o nascimento de outro novas mídias dentro de uma outra mídia nascida de um anunciante. Fazendo uma analogia pobre, seria você comprar um carro pela internet e ter um banner vendendo serviço odontológico. Bem, nada a ver, eu sei.

O diretor de produtos e serviços da Vivo, Alexandre Fernandes, diz que "não há dúvida" de que o iPhone vai acelerar o chamado mobile marketing no Brasil.

Para Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor adicionado da operadora, tá chamando esta mídia de "Mídia celular".Ela explicou que foi desenvolvido um inventário que reúne todo tipo de ação possível nessa mídia, como a distribuição de conteúdos patrocinados, o envio de mensagens de texto com anúncios e a colocação de banners no portal.

"O fato de termos criado espaço para banners no portal do iPhone tem sido muito bem recebido e deve alavancar esse novo negócio", afirmou a executiva à Reuters.

Vale a pena ver como será, mas o mais interessante é que isso tudo por causa da Apple. Como ter uma marca forte é importante né?! E como trabalhar o branding é importante.

Matéria completa: Reuters

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