"Top innovators think strategically about trade-offs. They don’t make decisions based on last year’s budget. They make decisions based on the size of the opportunity that lies ahead"Sei que é difícil, mas basear sua análise apenas em dados do passado apenas deve ser encarado como um alerta, não uma verdade. Claro, isso vai variar de mercado para mercado e principalmente de segmento para segmento. As vezes quando somos planejadores ou profissionais 'sozinho em seu setor' não dispomos de tempo nem de capital humano (outros profissionais) para trabalhar junto em uma análise e aí ficamos refém de nossa própria avaliação.
Dependendo do grau de profundidade do que você está analisando é importante adicionar sim outras pessoas. Só relembrando a frase de Roger Martin: "Estratégia é um integrado conjunto de escolhas que coletivamente posiciona a empresa em sua indústra para criar relativa vantagem competitiva para competir e entregar retornos financeiros maiores. Contudo, voltamos ao fato. Não temos como ter tempo para uma "decisão colaborativa".
Como fazer isso?
- Marque uma reunião com 2,3 pessoas, urgente. Em especial com pessoas de outro departamento. Peça autorização para o superior delas, se for necessário e se você achar que elas são pessoas-chave.
- Reúna suas informações: Faça um aquecimento baseado nos dados que você já pesquisou (pesquisa secundária é geralmente o que você tem). Mostre um "compilado" geral, sem definir nenhum caminho.
- Retire o insight principal dele: ele será o seu desafio. Lembre-se: Não é o que os dados apresentam (elevar participação de mercado), mas sim o que está por trás (as pessoas andam se sentindo desmotivadas).
- O que você acha que significa(ria) isso atualmente para as pessoas?
- Quais são os problemas encontrados
- São problemas parecidos? Agrupe-os e nomeies.
- Resuma a nomeação em frases ou analogias "é como se fosse".
- Gere idéias para aquela estratégia/produto/serviço sem filtro
---documente isso visualmente e colaborativamente
- Que problemas iremos encontrar? Como resolveríamos estes?
- Gere statements para cada a idéia
- (se tiver tempo crie uma história para descrever a idéia)
- Selecione as que vocês acham mais coerentes e as opostas (as mais loucas)
- Escolha 4 idéias: duas opostas e duas "reais"
---- Pergunte-se: Qual dessas poderiam ser colocadas uma dentro da outra? Refine.
- Escolha 2 idéias opostas (1 "real" e "louca") agora: - Defina o que seria necessário para que cada uma tomasse vida.
- Agora veja qual dessas vocês acreditam mais que seja possível acontecer x realizar
- Refine e escolha
- Apresente ao superior (se necessário) de forma visual e todo o caminho que vocês fizeram para chegar a idéia.
- Crie um protótipo da sua idéia de forma "rápida, barata e suja" e tangibilize o que foi pensado.
- Apresente e valide
(Se seu chefe for focado em análise, número, ROI, procure entender que efeitos - se possível, esta estratégia/idéia, produto, poderia afetar em seu mercado, ou simplesmente escreva como quer que os consumidores comecem a se comportarem a partir disso. Inovação não se dá totalmente para ser prevista sua atuação no mercado, apenas prevista.)
- Volte à sua mesa, se necessário volte com os participantes e refine a idéia
- Apresente novamente
Pronto. Chegamos a um consenso. Visual, racional e emocional.
Dicas
De forma rápida, fácil, descrevemos como poderia ser uma breve sessão de geração de idéias, as vezes mais efetiva que um brainstorm somente. Por que em um brainstorm acabamos não ouvindo os outros, julgando as idéias e sermos excessivamente céticos com o mundo. O objetivo é ser breve, rápido, EM PÉ (de preferência), utilizando Post-Its e mente aberta.
Importante. Durante o processo, que pode variar muito, (mas umas 3 horas é um bom tempo). Gere mais idéias quanto possível. Porém controle o tempo, com desafios e sempre pergunte "E se...?" (tanto pró quanto contra) a cada início do avanço idéia, mas criando em cima de cada idéia (não use o chapéu do cético sempre, mas do criativo).
Importante. Se sentir que falta informação durante a reunião, dê uma pausa, faça uma pesquisa e se necessário remarque a reunião para o mais breve possível. Não deixe os outros perderem a energia.
Este exercício não é recomendado se fazer sempre. Porque não olhamos pelas perspectivas do cliente, não o colocamos no processo e isso é um grande erro. Contudo, em uma situação real (e provável de acontecer no dia-dia) não procure decidir sozinho tudo em seu universo de planilhas. Procure a colaboração dos outros.
Com estes dados à mão, seu planejamento estratégico ficará mais embasado, você refletirá mais e o resultado certamente será baseado no passado, no futuro e no presente (no hoje). Porém, é só uma gambiarra para um mundo rápido e quando você é pequeno setor e/ou uma pequena empresa.
ref: Innovation Is Not Just About R&D - Businessweek
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