segunda-feira, maio 20, 2013

Futuro como produto de venda

Quando uma consultoria/profissional vende: Você sabe qual será a tendência que sua empresa vai surfar no futuro? Como um produto mercadológico. Me pergunto: 
Entender e saber o futuro (provável ou improvável) é tão importante assim, quando nem observamos e melhoramos o nosso presente e nem analisamos (e aprendemos com) o nosso passado? 
Isso parece coisa de "gente tarefeira" que vende para "gente tarefeira", que quer seguir tendências e preencher checklists sociais.

Pra mim, não se deveria vender o futuro dessa forma, a não ser que você seja um futurista ou alguém exclusivamente caçador de tendências.

O futuro, como a tendência deve(ria) ter um peso menor, se não conseguimos ter capacidade de melhorar nossa gestão atual. A gestão 'pelo futuro' não ficará melhor exclusivamente "seguindo tendências". 

Você sem querer reduz a previsão de cenários a uma informação estética e baseado 'pra fora' e não 'pra dentro'.

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