sábado, janeiro 03, 2009

Qual é o tipo de consumidor que você adota na sua comunicação?

Você já ouviu falar no site trendwatching.com? Não? Então é melhor dar um pulo lá correndo. Um dos investimentos recentes da FFWD foi a compra do relatório de tendências de 2009 feito pelo site.

São 166 páginas de tendências, divididas em 15 tópicos e muitas referências que valem a pena conhecer. Mas importante mesmo é pensar em como aplicar as tendências no nosso dia-a-dia e no dos nossos clientes.


Talvez a tendência que tenha chamado mais a minha atenção tenha sido a que explica as 4 formas de consumo (ou “consumerismo” como o relatório prefere chamar). A idéia é que existam quatro tipos de consumidor:


Consumidor 1.0 – Eu tenho status porque eu tenho alguma coisa

Consumidor 2.0 – Eu tenho status pela experiência que eu tenho com um produto/serviço

Consumidor 3.0 – Eu fiz alguma coisa que se tornou um produto ou serviço, por isso tenho status

Consumidor 4.0 – Eu doei algo, contribui, me importei, fui generoso e isso é o mais importante para o meu status

O fato é que você pode ser, simultaneamente, vários tipos de consumidor. Vale pensar a fundo nisso. A Globo, por exemplo, sem dúvida nenhuma usou essa tendência na hora de pensar na sua campanha de final de ano. Foram milhares e milhares de pessoas enviando seus vídeos e participando na campanha.


copy and paste: FastFoward

Nenhum comentário: