São 166 páginas de tendências, divididas em 15 tópicos e muitas referências que valem a pena conhecer. Mas importante mesmo é pensar em como aplicar as tendências no nosso dia-a-dia e no dos nossos clientes.
Talvez a tendência que tenha chamado mais a minha atenção tenha sido a que explica as 4 formas de consumo (ou “consumerismo” como o relatório prefere chamar). A idéia é que existam quatro tipos de consumidor:
Consumidor 1.0 – Eu tenho status porque eu tenho alguma coisa
Consumidor 2.0 – Eu tenho status pela experiência que eu tenho com um produto/serviço
Consumidor 3.0 – Eu fiz alguma coisa que se tornou um produto ou serviço, por isso tenho status
Consumidor 4.0 – Eu doei algo, contribui, me importei, fui generoso e isso é o mais importante para o meu status
O fato é que você pode ser, simultaneamente, vários tipos de consumidor. Vale pensar a fundo nisso. A Globo, por exemplo, sem dúvida nenhuma usou essa tendência na hora de pensar na sua campanha de final de ano. Foram milhares e milhares de pessoas enviando seus vídeos e participando na campanha.
copy and paste: FastFoward
Nenhum comentário:
Postar um comentário