sexta-feira, janeiro 23, 2009

Compra Racional X Venda Emocional

Por que os anúncios de serviços de concessionárias não podem ser engraçados ou no mínimo diferentes como este?
É um "produto" racional que precisa vender o único atributo - a credibilidade que a marca pode oferecer (inclue-se credibilidade a qualidade nos serviços). Ou seja é uma compra racional.

Poucas montadoras aqui no Brasil fazem campanhas para vender seus serviços de concessionárias de forma bem humorada. De relance lembro-me apenas de Ford com suas marionetes e a Fiat com um ursinho (quase extinto. coitado), que por sinal deviam explorá-lo mais.

Usar humor em compras tão racionais e que sobretudo são feitas a partir das grupos de referência do consumidor, ou seja, aqueles indivíduos que vivem e convivem com o cliente. Estes serão um dos bons aplacadores da dissonância cognitiva na escolha por algum serviço, pois eles vão perguntar aos conhecidos, familiares: "Você conhece aquela marca?", "O que acha dela?", "Você já usou os serviços daquela loja?" ou "É boa esta marca né?", "Ei, bacana o meu novo carro da Fiat, né?"

Tendo em vista que o uso dos serviços de reparo nas concessionárias, para aqueles clientes que optam por paga mais caro pela credibilidade da marca, o uso repetitivo deste ato pode causar ao longo do tempo um desgaste ou um possível decréscimo da percepção de qualidade por parte do consumidor, ou seja, ele pode não se sentir satisfeito (dentro da Teoria da Racionalidade Econômica) e diminuir a compra dos produtos/serviço, uma vez que você realmente precisa pagar mais, mesmo com toda "segurança" que se esconde abaixo da marca. Para isso, serve a comunicação, a publicidade. Para sempre "trazer" o cliente para dentro da loja. Então, oferecer campanhas sempre diferentes e pouco comuns pode ser um caminho para dar uma renovada tanto na comunicação quanto na forma do consumidor pensar sobre aquele produto/serviço. É o que faz com excelência a Coca-cola, sempre nos surpreendendo.
Uma boa leitura para conhecer mais sobre o Comportamento do consumidor é o livro Comportamento do Consumidor, de Elaine Karsaklian. Uma breve resenha, aqui.

2 comentários:

Juliano Santana disse...

Italianos são dramáticos e a Coca-Cola dita o ritmo da publicidade e tendências, essa que é a real.

Paulo Peres disse...

Ditar as tendências acho um pouco forte demais Juliano, acho que ela é um grande exemplo de quem faz publicidade no mundo, porém existem outros exemplos de empresas que "ditam", a Cadbury vem fazendo isso tmb.
Só não entendi onde os italianos entrariam :p.

Abraços