Uma boa oportunidade de ver o processo de criação de artistas de rua, como o Obey Giant. Como é feito a colagem e as diversas camadas até a conclusão do trabalho. Isso me lembra que a arte hoje pode ser considerada a mesclagens - além de um misto de mesclagens dentro do mesmo estilo, mas também uma junção de inúmeras referências externas onde os estilos se incluem. Ou seja, um samba de criolo doido. O importante é informar de forma coerente (ou não), mas informar. Visite o site dos dois artistas, Obey Giant, WK Interact.
O interessante é que a pichação sempre teve um viés voltado ao externo, como um alerta sobre o que está acontecendo de político, social, situacional, sempre participando de movimentos e manisfestações comunistas e\ou liberalistas. Lembrando que pichação é diferente de Grafitagem, no entanto, suas origens se distiguem apenas na forma expositiva e no resultado. Uma tem conotação negativa, e a outra geralmente ganha status de arte. Uma é arte e outra não, em síntese. Opinião do blogueiro. Porque o importante é ter uma mensagem. O que acontece muito hoje é uma necessidade de botar para fora mazelas e que camufladas em pichações sem sentido, que nem Jackson Pollock entenderia.
Ao longo dos anos com a difusão da informação e da crescimento das relações humanas, esta categoria de arte ganhou uma roupagem mais moderna adicionando estética e estilo. Sentiu-se a necessidade de exposição livre em espaços públicos - começando por antigas construções, ruínas, até em locais de grande acesso, uma informação cada vez mais visual e universal, não apenas informativa ou inteligível, mas acompanhada de cores e colagens intertextuais. Assim, hoje o Graphite é a oportunidade desses Artistas de Ruas de expor sua ideologia e sua forma de ver os mesmos acontecimentos políticos - afinal, corrupção, dominação, submissão, sexo, guerra etc. são temas sempre atuais, de uma forma livre e muitas vezes "permitida" em grandes centros. Como fazem grandes artistas como Bansky ou OsGemeos.
Muitos destes artistas hoje vêm introduzindo uma roupagem mercadológica em suas obras, e permitindo que elas sejam até vendidas e aplicadas em diferentes formas de expressões, como: grafites em carros, graffiti de rua, graffiti em ambientes (casas, prédios), onde você imaginar a arte pode ser inserida. Ou seja, se uma forma de geral a Arte (ou este tipo de arte) é democratizada (ou banalizada) ao ponto de ser encarada de forma comum e não apenas suburbana.
Fico pensando: para quê pichar? Pra quê escrever aquelas frases, letras, ideogramas impossíveis de se entender, se podemos colocar mais arte em nossas vidas? Explicar a vida, o comportamento de forma mais bela e mais colorida.
Abaixo coloco algumas fotos de vários lugares, em São Paulo, em Recife, para ilustrar o ganho que temos em explorar esta ferramenta social.
4 comentários:
Ah, é isso aí.
Porque comunicação de protesto não necessariamente precisa ser "feia" ou pouco "entendível".
De alguma forta toda imagem comunica, tem um receptor indiferente do seu meio. Acreito que o mais conturbado seja as autorizações para realização da prática. Quem ás tem faz arte, quem não tem é marginal.
Logo acredito que muitos marginais sejam capaz de fazer arte, entre alguns artista que não a fazem.
Parabéns pelo post!
http://jkdesaltoalto.blogspot.com/
Publicidade de SALTO ALTO
Concordo com vc Jenneffer, no entanto mesmo com a autorização a expressão da comunicação por conta daquele artista (ou profissional) muitas vezes não passa de algo limitado a um grupo de pesssoas ou apenas com um objetivo de marcar aquele território.
Obrigado pelo carinho. :)
pelo visto não param de aparecer otarios na internet q são contra a pichação.
porra vei vcs tem q parar de serem intrometidos
alguem perguntou alguma coisa pra vcs???
axu q não.
e se perguntaram, axu q nao deviam expor isso numa rede mundial,
pq kda um faz o que quiser.
cuidem das suas vidas seus otarios , antes q eu descubra onde vcs moram e faça uma beleza de obra de arte, pelo menos aos meus olhos né, pq pra vcs vai ser mais um lindo muro branquinho pichado0O.
e se pintar , picho ele denovo HEHE.
agora vão fazer alguma coisa inutil e deixem nossa galera em paz,seu bando de cornos.
"PICHAR È ERRADO, ERRAR É HUMANO, NÓS SOMOS HUMANOS, POR ISSO PICHHAMOS" axou ruim ??
vai toma no meio do cu pq eu nao to nem ai
by:"riskoh"
Postar um comentário