segunda-feira, janeiro 12, 2009

É melhor Transformar ou Inovar?

Em um polêmico artigo na Business Week, leia aqui, escrito por Bruce Nussbaum afirma que a Era da Inovação deve acabar e que o nascimento de uma Transformação deve ser prioritário nas empresas. Devido ao uso exacerbado pelos CEOs, consultores, marketeiros, anunciantes e empresas jornalistas que degradaram e desvalorizam o teor da palavra. Bem, é uma opinião forte, não descarto-a, porém o artigo em si não me acrescentou em nada, porém levantar a idéia de por si só apenas trocar a "palavrinha" pode modificar toda uma postura, é no mínimo ingênuo. Ainda mais com a atual situação econômica mundial. 
Acredito que mesmo que a palavra caia na vala comum de outras palavras como 'marketing', design ela continuará sendo indispensável numa argumentação e numa mudança de foco nas empresas. Falar é fácil, mas praticar sempre foi mais difícil, ainda mais quando o mercado lida com a situação de insegurança. Transformação? Todos precisamos. 
Mas o que seria transformação? 
Pra mim é mais uma nova palavra que "nasce" para entender o mesmo. Transformar por si só já é uma prática de inovar. No entanto, cito uma pequena frase do texto de Bruce onde ele cita: "Cada vez mais, o valor econômico é gerada através de interações." tocando no cerne de que é hoje a dinâmica de relações de consumo empresas-cliente.

Contudo, acho que nos próximos 3 anos, é que realmente teremos que inovar, inovar, inovar seja nos prcessos, nos conceitos e na forma de olhar o mundo. É o preço alto que o capitalismo nos enfia guela abaixo. Capitalismo e competição sempre 'existiram' e existirão.

3 comentários:

Edson Souza disse...

Belo post...e gostei do blog...ja estou seguindo...faça nos uma visita no pdvativo.blogspot.com
abraços

Raul Tialuso disse...

Meu velho: vivemos num momento onde as palavras de impacto sem base conceitual são coisas muito importantes. Infelizmente é assim que alguns marketeiros desavisados pensam e agem.

Mas acredito que as coisas vão mudar.

abs
Raul T.
---------------------
http://tialuso.blogspot.com
http://www.soluttia.com.br

Laris. disse...

Eu acho que a "Era da Inovação" tá começando agora. Na minha visão a transformação vem antes, é uma modificação. Nussbaum mais uma vez querendo polemizar as coisas. Ótima analíse.