terça-feira, setembro 13, 2011

Cultura é aquilo que os líderes fazem e toleram





Entrevista com o Paulo Lalli, que foi Vice-Presidente da Havaianas. Foi ele quem ajudou a criar e a rejuvenescer a marca Havaianas, para ser o que ela é hoje. Recomendo ver, em particular a parte 2 da entrevista. É a visão de uma pessoa que trabalhou dentro de uma empresa criativa, voltada ao mercado de alta-competitividade, mas que conseguiu ter uma história de sucesso devido a uma cultura da organização que promovia o trabalho de equipe e confiança mútua.

Detalhe da entrevista: "Cultura é aquilo que os líderes fazem e toleram." Mark Hurd - CEO EDS.

Organização
Como toda maneira de gerenciar, manter e crescer uma cultura temos diversas maneiras, umas melhores outras piores. Coisa que ao longo do tempo poderão formar os Passivos Intangíveis (veja em post anterior). Aqui está um diagrama de como funciona a formação e manutenção da cultura:




Neste artigo na Forbes indica como s criar, além dos frequentes erros em querer modificar a cultura de uma empresa:

  1. O uso excessivo das ferramentas de poder de coerção e subutilização das ferramentas de liderança.
  2. Começando com uma visão ou história, mas não pôr em prática as ferramentas de gerenciamento que irá sedimentar a mudanças de comportamento no lugar.
  3. Começando com ferramentas de poder mesmo antes de uma visão clara ou uma história do futuro de onde queremos chegar.
Prática
Como todo empresa, ela tem suas "rodas-peões", que fazem questão de difundir acontecimentos internos da empresa. Coisa natural, as pessoas "querem" se comunicar. Daí vem a importância do exemplo como formador de um entendimento. Exemplo é mostrar uma causa de forma real. Isto também me lembra uma frase que li no livro Adapte-se ou Morra:
"Acredite, sempre que um chefe arregaçar as mangas e realizar algum trabalho pesado, a notícia chegará a todos os cantos do escritório." - Harvey Mackay de Como nadar entre os tubarões sem ser comido vivo.
Claro, a idéia aqui é entender que uma cultura é o reflexo de uma soma de ações que ocorrem em cada lugar de trabalho. Desde tolerância, até forma de falar das pessoas e decisões empresariais.
"É uma grande surpresa para mim que as empresas reforcem os feudos organizacionais. Todos sabemos que feudos são ruins. Mas é muito difícil eliminá-los. è mais do que um trabalho em tempo integral. As pessoas costumam estar tão ocupadas realizando as tarefas delas que gerlmente não sobra tempo para a nossa. que é revigorar a organização inteira. Convencer as pessoas a fazerem isso é bem mais complexo do que eu imaginava." Leonard A. Schlesinger, Diretor Operacional da Limited Brands
Tony Hsieh, CEO da Zappos um dos maiores varejistas de calçados do mundo, credita a cultura criativa da empresa como uma grande vantagem competitiva. (Conheça mais aqui, neste post do Edmour Saiani) Investindo pesadamente nestes específicos valores:

  • Abrace e comande a mudança
  • Crie coisas engraçadas e algumas doideiras
  • Seja aventureiro, criativo e cabeça aberta
  • Persiga crescimento e aprendizado
  • Faça UAU! através do serviço
  • Construa uma equipe positiva com espírito de família
  • Faça mais com menos
  • Construa relacionamentos abertos e honestos
  • Seja humilde
  • Seja apaixonado e determinado

#Fail
Nada pior do que ter chefes como esses abaixo:

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