quarta-feira, setembro 07, 2011

Conselhos nunca envelhecem

Certas vezes durante a vida nós recebemos diversos conselhos de pessoas conhecidas, familiares, e até de pessoas desconhecidas. Mas alguns se tornam memoráveis. Não sei o porquê.

Peter Carr,  sobrinho de Thomas Jefferson, recém chegado a universidade recebeu um conselho do seu famoso tio. A carta data de 19 de agosto de 1785.

Conselho se aplica muito bem ainda hoje:

Para o bom progresso em seus estudos, você deve dedicar ao menos 2 horas por dia de exercícios; a saúde não deve ser prejudicada pela aprendizagem. Um corpo forte faz uma mente forte.

Andar é muito importante.
Nunca pense em levar um livro com você. O ato de andar é para relaxar a mente. Você deve portanto não se permitir nem pensar enquanto anda; mas divirta-se com as coisas ao seu redor. Andar é o melhor exercício que existe. Habitue você mesmo a andar muito longe.  Os europeus valorizam a si mesmos em ter subjugado o cavalo para o uso do homem; mas eu não tenho dúvida se nós perdemos mais do que ganhamos pelo uso do animal. Ninguém tem causado tanto degeneração do corpo humano. Um indiano vai à pé quase tão longe em um dia, para uma longa jornada, quanto um branco enfraquecido faz com seu cabelo; e cansará os melhores cavalos.

Não há hábito que você valorizará tanto como o de caminhar até sem fadiga.


Hoje são os carros.
Lembro de uma vez que li na Época Negócios acho que em 2008, que o Alexandre Hohagen, estava passando pelo processo de seleção para ser presidente do Google no Brasil e em entrevista ele disse: "Decidi se aceitava o cargo ou não após uma corrida." 
Talvez este seja um bom conselho mesmo. A quem diga Márcio Atalla

Nenhum comentário: