quinta-feira, setembro 01, 2011

Passivos Intangíveis você sabe o que é?


Certamente você já deve ter ouvido o que é Ativo Intangível, e todo discurso que a marca (ativo intangível) da Coca-cola vale mais do que os ativos intangíveis (prédios, estruturas, ...)... Enfim, mas e passivo intangível? 

Carmem Migueles, especialista no estudo de intangíveis da Symballein, esclarece numa lista abaixo. Para mim os passivos intangíveis: são digamos, pequenos muros invísíveis e formados dia-a-dia dentro das empresas. Sedimentando aspectos perniciosos na cultura, desengrenando o progresso da empresa. Perniciosos porque nascem do medo. Meio que é o princípio de uma autocracia.

O que muda é a mentalidade. Estes passivos, continuam a existir e vão continuar sempre. É inerente em empresas, mercados e ao progresso econômico. É reflexo de modelos de negócios que existiam, existem e que hoje (ainda) dão lucro. 

Não entro no mérito de estar certo ou errado, mas é apenas uma constatação do que acontece em toda empresa, agência, funcionárismo público etc. Vale dar uma olhada e perceber se você está promovendo um intagível (e sendo) passivo dentro da empresa onde trabalha. Veja a lista:
  • As relações pessoais, e a lealdade pessoal devem determinar a distribuição de oportunidade e recursos.
  • Conformidade e obediência aos chefes são sinônimos de adequação à empresa.
  • Aceitação dos limites da tarefa é prova de que o empregado conhece o seu lugar.
  • As possibilidades de produção de riqueza são limitadas, por isso concorrer a todo custo no mesmo nicho e no mesmo segmento de mercado é fundamental para o crescimento.
  • Inovação e geração de valores intangíveis é coisa para grandes empresas e para multinacionais.
  • Gestão estratégica de pessoas é pura teoria; na prática, o importante é pressionar as pessoas para que dêem resultado.
  • Teoria é o oposto de prática, portanto o importante é colocar todos os esforços na solução de problemas de curto prazo que um dia teremos dinheiro para pensar e planejar nosso modelo de desenvolvimento organizacional.
  • Planejar é perda de tempo, o importante é agir.
  • Esforços de comunicação também são perda de tempo: se as pessoas não sabem o que se espera delas e não fazem esforço para corresponder, houve um erro de contratação.
  • Para crescer, é preciso investir em ativos tangíveis e acumular capital para alavancagem. 
  • Informação é poder, é preciso resguarda-la.
  • Mudança organizacional e capacidade competitiva se conseguem com pressão por resultados e forte competição interna entre os indivíduos.
Quem quiser conhecer mais sobre o assunto tem uns links: aqui aqui e aqui

 - Autora Carmem Migueles –  Autora de Liderança Baseada em Valor

Nenhum comentário: