quarta-feira, setembro 21, 2011

Criatividade é uma habilidade humana inata



Aqui um breve video de algo que sempre acreditei: "Todos somos criativos.", que "Todos podemos desenvolver nossas habilidades, basta treino." Daniel Pink é um dos autores mais interessantes de se conhecer da atualidade. Autor de Drive (título muito mal traduzido para o português como "Motivação 3.0"). Recomendo conhecê-lo.

Uma habilidade só se desenvolve com treino e boa orientação. Coisa que me lembra um video do Ken Robinson (post antigo), sobre a maneira de se ensinar deveria ser mudada para melhores resultados acontecerem.

2 comentários:

Mateus Garcia disse...

Talvez por esta observação atenta do bem humorado palestrante - sobre o objetivo da educação em todo o globo que é formar professores universitários - é que a educação custa muito a mudar. É um ciclo de mentira. A educação é uma mentira que "forma" pessoas para educar fundamentadas nos sistemas de mentira.

Paulo Peres disse...

Mateus, não veria pelo lado da mentira. Puramente pelo modelo. A população evoluir e sentiu a necessidade de evoluir a forma de aprendizado também. Algo natural independente da área. E isso provoca a divergência frente a modelos antigos. O modelo 'atual' funcionou durante muito tempo. Foi a maneira que as pessoas encontraram de aprender. Hoje existem técnicas e modelos diferentes, crescido pelo acesso de informação e a debates mundo afora.
Obrigado pela sua participação.
Abs!