Seu Core Values prioriza acionistas, funcionários ou clientes? Eles condizem com as decisoes que sua empresa tome no dia-dia? Em resumo para entender melhor: os Core Values, são os valores essenciais que a sua empresa não abre mão. NUNCA.
Mas como identificar se sua empresa opta por ser Shareholder-Value, employee-based (ou Employee Value Proposition) ou Customer-Based (ou customer centric)? Vamos analisar pelos exemplos:
“Acredito que a ideia de ser transparente e tocar o seu negócio baseado em valores, e não apenas em dinheiro, possa funcionar para qualquer empresa” Tony Hsieh> CEO da Zappos
Southwest Airlines é uma empresa de linhas aéreas americana que se
baseia na colocação dos funcionários em primeiro, depois os clientes. "Se
os funcionários são tratados bem, eles tratarão os clientes bem. Se os
clientes são tratados bem, eles irão voltar, e os acionistas ficarão
felizes." Essas são palavras do Herb Kelleher, CEO da empresa que foca na política de passagens a preços-baixos (modelo
inspirado pela Gol). Neste modelo uma das características de uma empresa
'voltada ao funcionário' é ter uma seleção rigorosa e/ou atípica, da
contratação dando ênfase mais a questões psicológicas do que habilidades técnicas. Ainda assim, existe uma valorização muito grande em relação à
cultura. É comum em empresas haver uma política de feedback forte. Além de uma valorização das opiniões dos funcionários na criação e geração de
ideais de produtos e serviços. Este foco prioriza políticas internas de benefícios, retenção de funcionários como mecanismo de manter a cultura e valorizar o funcionário.
A
Merck, como é uma empresa voltada ao cliente, optou por
deixar seu 2,5 bi anual de lucro de lado e retirar o medicamento do
mercado. Neste caso fica claro a "priorização dos valores" serviu como
guia para se tomar uma decisão critica de negócio. Por que? A declaração
de essência da Merck é: "Onde pacientes vem primeiro do que os lucros."
Lembrando que a Johnson & Johnson teve outra atitude bem conhecida e parecida com
o caso Tylenol nos anos 1980.
ConclusãoA rapidez e transparência com que lidou com o assunto são tidos como exemplo de uma empresa moderna. “A Merck teve uma atitude altamente responsável, poucas empresas têm essa coragem”, avalia Francisco Teixeira, consultor da área. Assim que foi comunicado por um comitê independente das suspeitas contra o produto, o CEO da empresa na época, Raymond Gilmartin, convocou uma reunião de emergência para o final de semana com seu diretor-médico e especialistas de várias áreas médicas. Decidiram tirar o produto do mercado e isso não levou mais que dois dias. Comunicaram aos funcionários, consumidores e às autoridades ao mesmo tempo. Recolheram o Vioxx de distribuidoras e farmácias e devolveram o dinheiro aos consumidores. Veja mais aqui
Independente da
escolha e decisão de cada um, são três maneiras que devem objetivar a
criação de valor. Não existe certo nem errado, mas escolher e comunicar
claramente a escolha é essencial. Por isso é importante diminuir sempre
os Gaps: ter um conhecimento profundo entre o que os funcionários sabem, fazem e acreditam da empresa e estudar bem as necessidades do consumidor ajudam a criar um "jeito" de agir/tomar decisões.
Ah,
lembra-se da Merck? Pois é, sabe qual era o maior concorrente do Vioxx?
O Celebrex que tinhas efeitos parecidos, mas conseguiu uma autorização
com a US Food nos EUA e continuou a vender o medicamento. Levanta-se
aqui a importância do lado Social em cada decisão de negócio, independente do seu
foco de atuação. É o que se vem chamando hoje de Corporate Social
Responsability. Exemplo recente foi a Nike que criou uma VP só para intereferir nas decisões que afetam o ecossistema da marca e a relação com a sociedade.
Então...
O
mais importante é que a empresa tenha isto de forma cristalina para os
empregados. É um posicionamento interno. São modelos diferentes que
quando você define claramente quem vem primeiro sua escolhas tornam-se
"mais claras". Quais foram as ultimas decisões que sua empresa tomou
baseado em seu core values?
A idéia do post é levantar a questão: Sua empresa baseia suas decisões em qual foco?
Mais info:
Shareholder-value aqui
3 comentários:
Eu fui "educada" profissionalmente em uma empresa voltada ao cliente. Passei uns bons 12 anos respirando este ar. Depois fui para uma empresa que tem como principal objetivo remunerar o investidor . Um choque cultural e de valores .... Precisei reaprender varias coisas, desde como expor as minhas sugestões até como lidar com o cliente. Acho salutar vivênciar estas diferenças , para formar sua base profissional e até para saber o que vc nao quer para vc , e que tipo de empresa fecha mais com os seus valores de vida . Belo texto !
Obrigado pelo comentário.
Certamente é realmente um desafio mudar de 'ares' e mudar a mentalidade adquirida quando se está acostumado com um jeito de pensar. Obrigado por compartilhar sua observação. Volte sempre.
Abs!
Infelizmente até hoje tive a oportunidade de trabalhar somente com empresas familiares e portanto identifico nesse tipo de gestão o foco voltado somente a lucratividade. Estou trabalhando para mudar de empresa, pois não tem mais jeito de continuar dando murro em ponta de faca...
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