Não sei se gosto ou não deste comercial. Confesso. O tema é importante e delicado. Foi uma saída criativa. Mas...
Eu entendi o conceito da mensagem sobre a dificuldade e inserção no mercado, da aceitação, de se sentir pertencente...etc. Entendi, mas me causa estranheza a "venda" deste estereótipo, desse aspecto "normal" da sociedade. Sendo que muitas vezes queremos fugir dele. Reclamamos tanto e replicamos querendo inserir "mais pessoas" neste mundo. Fiquei na dúvida. Tá! Tudo bem! A publicidade é o reflexo da sociedade, mas mesmo assim...
Em contra-senso a este aspecto da velocidade, da pressão, existem movimentos, como o slow-movement que o Carl Honoré falou em seu livro Devagar. Onde falasse sobre a possibilidade de hoje termos melhor qualidade sem necessariamente promovermos o stress.
O autor diz:
"A velocidade não é um mal em si", defende. "Temos que encontrar equilíbrio: momentos de velocidade, momentos de vagareza e momentos em que você está completamente parado."
"Desacelerar é difícil - Honoré reconhece que a velocidade é uma droga de nosso tempo. Aceleramos por um vício do corpo, para evitar pensar sobre questões profundas e porque ser rápido é sinônimo de prestígio na nossa cultura. Então, desacelerar é difícil."Além deles, Eckart Tolle, com o Poder do Agora. Leo Babauta em Quanto Menos Melhor (recomendo). Enfim, existem tantos movimentos que surgem - opiniões ou não, mas que num todo nos fazem refletir sobre a 'normalidade' da época em que vivemos e as dimensões de valores que hoje diferenciam as pessoas.
Ter luxo é ter tempo hoje. Fato. Uma pessoa bem sucedida hoje é quem tem tempo e/ou consegue administrar bem ele. Disciplina é o que nos exigem. Disciplina com rapidez e criatividade.
Talvez esteja olhando o filme sem a magia da publicidade (isso é só uma propaganda ora bolas!) ou pior numa visão mais careta ou tradicional, mas fiquei me perguntando se foi uma boa saída. O que você acha?
Um comentário:
Olha, esse projeto aqui, da droga5 da australia, também traz esse tema a tona http://www.creativespirit.org.au/
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