quinta-feira, janeiro 19, 2012

Pensamento Alinhado, de Jim Steffen

Qualquer desafio que enfrentamos pela frente na nossa vida, não agimos puramente pelo lado racional, ja dizia Martin Lindistrom. No entanto, precisamos sempre lembrar nossa mente se tudo o que realmente estamos decidindo está alinhado ao que queremos. Desde ir assistir ao jogo de futebol ou ficar estudando em casa.

Buscar um alinhamento entre o que queremos e nossas ações é importante, mas não basta apenas saber, temos que lembrar dele todos os dias antes de ir ao trabalho ou fazer alguma atividade. Perguntando-se: "O que realmente eu quero da vida e do trabalho?" É isso que o livro de Pensamento Alinhado de Jim Steffen estimula. Assim, você traça seus IDEAIS DE VIDA (prioridades). Daí você saberá se assistir o UFC com sua família pode ser mais importante do que ler uns e-mails para o trabalho.

Não basta apenas nós nos lembrarmos, é importante ter uma percepção libertadora colocando no centro da decisão o Desejo Primário (O que queremos) e listar a Condição Necessária (tudo o q temos que passar para conseguir), para assim vermos cada interrupção que temos nas nossas vidas, como uma 'nova informação' (ou oportunidade). É puramente desviar o pensamento e evitar o stress. Isso, ajuda-nos toda a vez que temos aqueles problemas diários e tentamos organizar nosso tempo.

Jim Steffen escreve um livro leve e rápido. A leitura em forma de história corrida dá exemplos de como podemos aplicar o Pensamento Alinhado a cada área de nossa vida, Profissional ou Pessoal.

Perguntas como: "Com a quantidade de opções que tenho, como permanecer focado no que realmente quero?" e "Como obter o máximo do que controlo - minhas ações agora?" são destrinçadas e respondidas sempre levando em conta o gerenciamento mental e de tempo. Fazendo pensar sobre as coisas REALMENTE importantes (o MIA, Mais Importante Agora) que você têm que fazer. Porque segundo ele, é melhor chegar em casa pensando no que realizou do que a lista de tarefas (ou lista de pendências) que que deixou de fazer, pois lhe dará motivação e não frustração, afinal nossa lista nunca termina.

Dica: Quem leu Tríade do Tempo do Chrystian Barbosa se identificará em alguns momentos. Para mim um dos melhores e mais completos livros de Gerenciamento de Tempo (e de vida). Serve como leitura complementar.


Claro, o mais importante em ler livros deste tipo é conseguir aplicar no seu dia-dia. Digo que é um exercício diário, por isso recomendo que comece fazendo a sua Missão Pessoal antes de qualquer coisa. Pergunte-se "quem é você" e depois o seu MIA (Mais Importante Agora). Revisando-os sempre.


Agora é pensar e aplicar. 

Nenhum comentário: