segunda-feira, maio 20, 2013

Você não pode criar o melhor produto!


Certamente você já foi numa reunião em que o cliente diz: "Eu quero ser a melhor...", "Quero construir o melhor produto!", "Quero ser a melhor em tudo!". 

Isto é uma grande falácia. 

Não existe ser o melhor. Quem define o que será o melhor é o cliente! Por que quem define o que será relevante será o consumidor. Ele é quem define o que é valor. Não existe valor antes do uso. Então, a empresa não pode dizer que faz o melhor, se o cliente não o considerar. 

Das duas uma: 
1 - o consumidor não identificou valor na oferta (produto/serviço), descubra o motivo: Foi erro na estratégia de preço? Condições de pagamento? Que barreiras ele encontrou durante sua jornada? ou;
2 - a estratégia que você adotou não foi a correta. Revise-a e perceba, onde você não foi criativo (não teve pesquisa ou criatividade suficiente) ou não passou/seguiu corretamente a estratégia competitiva com/para os fornecedores.
Como disse Porter ["The first problem with the competition-to-be-the-best mindset is that, in the vast majority of businesses, there is simply no such thing as "the best."] 

2 comentários:

CCz disse...

Bom ponto Paulo.
.
Além de que, ser o melhor, significa que se pode fazer uma comparação entre um conjunto de concorrentes, significa que esse grupo pode ser avaliado pelo mesmo padrão. Prefiro que uma empresa tente criar o seu próprio padrão, e se coloque num campeonato onde onde não possa ser considerada melhor ou pior do que outros.
.
Podemos dizer que as maçãs são melhores ou piores do que as mangas?

Paulo Peres disse...

Grande Carlos, sempre bom lhe ver por aqui.

Isto é uma ótima dica: criar seu próprio padrão, Seu próprio modelo de gestão e de busca de lucros. Quando se pretende se Posicionar, pretende-se escolher. E escolher é não ser o melhor em tudo, mas o melhor no que você pretende ser a melhor.
Como diz, nosso ex-presidente Lula: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.