sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Podemos terceirizar tudo?

O @allanmoura me fez uma pergunta ontem:


Acho que hoje podemos terceirizar praticamente tudo. Mas a única coisa que não podemos terceirizar É O VALOR. 

O valor é a única coisa que que não temos o controle, porque ele só nasce quando ele representa alguma coisa para alguém, positivamente ou negativamente. 

Lembrando que hoje a empresa consegue ter domínio maior sobre o custo (daí o fenômeno mundial do excesso de eficiência) e assim terceirizar ainda mais praticamente toda cadeia, focando-se apenas no seu core.

A empresa é um geradora de valor internamente e uma propositadora externamente. Ou seja, podemos terceirizar o processo da inovação até certo ponto, mas não podemos abrir mão dele internamente, porque ele só 'terá' valor 'lá fora' quando conduzido por uma visão 'aqui de dentro'. De dentro da empresa. Por uma orientação (relevante e efetiva) da empresa. Leia mais aqui e um pouco aqui.

Curiosamente, li hoje uma frase do Tom Peters que não sei se vingará para os próximos 10-15 anos, mas serve como uma reflexão à resposta:
No entanto, vou responder com um artigo Why Should You Co-Create Your Customer Experience? da @kerrybodine que é Forrester analyst focused in customer experience e autora de Outside in, onde ela diz em uma passagem:
"...don't lean too heavily on outside partners. They should act as coaches who train you, not consultants who do the work for you." 
Ou seja, podemos até terceirizar para aprendermos, não para deixar de nos preocupar.

Respondi?

2 comentários:

Allan Moura disse...

Oi Paulo,

então a resposta em vez de sim é não....ou seja, vou copiar uma resposta do professor Silvio Meira que me gerou esta pergunta a você:
"Inovação é de onde vem o desenho do futuro; seus times de vendas, de produtos e serviços, de operação e suporte, juntos, é que fazem inovação. Pode haver agentes externos ao processo? Sim, deve haver, inclusive. Você deve aproveitar todas as competências que possa identificar e trazer para colaborar na solução de seus problemas. Mas não seja ingênuo a ponto de achar que inovação é algo terceirizável, como muitos ainda acham. Pois inovação é a mudança do comportamento de agentes, no mercado, como fornecedores e consumidores de qualquer coisa. Ao contratar um terceiro para “inovar” para você, seu pessoal ficará fora do processo e aí… nada acontece. E você ainda fica com a ilusão de que o trabalho daquela consultoria fantástica que você contratou a peso de ouro é inovação."
E se o valor não é você quem cria e sim o que o consumidor percebe...então realmente você não tem dominio nem para terceirizar o valor...
Vale a leitura desse artigo do professor Silvio Meira - http://www.ikewai.com/WordPress/2013/02/14/arquiteturas-de-rede-para-arquiteturas-de-negcios/

Valeu!!! Obrigado pela resposta...

Paulo Peres disse...

Na verdade Allan, poder pode, mas não deve.