domingo, maio 06, 2012

Instagram reviveu a importância de tirar foto amadora

Um artigo que li no New YorkerInstantly Old, falava sobre o Instagram e o fascínio que ele criou ao longo do tempo em possibilitar a qualquer um poder tirar fotos com qualidade e transformá-las, modificá-las e se esforçarem para deixar uma foto 'com qualidade'
"Instagram está tocando no senso a sensação de qual foi quase perdida, de que a fotografia é em si um objeto precioso."
Diferentemente do Flickr, que de uma certa maneira foi o precursor deste movimento de 'valorização da fotografia', não tinha o objetivo da manipulação, mas de ser um display de observação das fotos para as outras pessoas. E isso é um ponto interessante, levando-se em conta que existem sites que você pode manipular suas fotos - tão bem como programas. Mas o mais interessante que o Instagram é, que ele aparece em um momento - como no Flickr e as câmeras digitais, onde o mobile ganha cada vez mais importância e a Apple vem como um trator para acelerar esse movimento. Ou será que foi puro oportunismo de dois visionários?
"Os filtros Instagram que tiram fotos mais parecida com o jeito da  Polaroid imprimia em suas fotos atingiu uma espécie de nostalgia sobre instantâneos da fotos, não tendo negativo separado, era praticamente irreproduzível. Se você perdeu um, você perdeu a memória que ele evoca." 
Isso me lembra uma frase importante do Clayton Christensen onde ele diz: "Qual é o problema que REALMENTE o produto quer resolver?" e "Qual é a tarefa que o cliente quer ver realizada?" 

Imagino que fornecer ferramentas, junto com uma usabilidade friendly, recursos de qualidade e a possibilidade de compartilhar, estimulam as pessoas a aderirem ao app. Mas não vejo apenas assim, acho que ele "dá a possibilidade de qualquer um tirar boas fotos, onde quer que esteja, manipulá-las na rua rapidamente e compartilhar (a felicidade/o momento) rapidamente com os amigos. Dar o poder de compartilhar momentos amadores com recursos artesanais, dos fotógrafos profissionais.

É um bom insight para vermos que temos que desenvolver idéias que resolvam com qualidade e tenham um propósito claro - seja pelas funções a serem proporcionadas ou pela conjunto, e tenha sentido.

Nenhum comentário: