sábado, agosto 06, 2011

O cuidado da criatividade demais sem orientação

Quando uma campanha é demais para a marca.
Lendo este post no LivingBrands, me fez refletir sobre como a publicidade pode oferecer mais do que desejamos. E quando digo mais, é ficar tão bom, mas inadequado ao posicionamento da marca.

O que eu quero dizer? Que as vezes uma agência cria algo simplesmente fantástico. Efeitos, linguagem sensacional. trabalho de câmera, casting impecável, mas o conceito está desalinhado ao briefing. Ou pior: conceito foge do que a marca realmente é. E isso é um terreno perigoso em alguns casos.



Conhecer o universo da marca. Mapear seu ecossistema de atuação pode ser um caminho.
Seu composto de significados, é muito importante para compreender mais e orientar numa execução publicitária. Papel super importante de um Profissional de Marketing ou um Gestor de Marca ou até mesmo um Planejador da Conta.

Criatividade demais pode ser um erro. Execução sem orientação pode sair um: "É, gostei, mas não parece com a nossa marca." Portanto, sempre exigir bons briefings do cliente e/ou ter estudos e pesquisa que criem um histórico, para o profissional entender seu core e propor caminhos e conceitos, é super importante.

A marca em questão é a KFC (Kentucky Fried Chicken), tradicional empresa que faz fast food, de frango frito. Uma empresa puro varejo. Não quero aqui levantar a ideia se está correto ou não. (Veja o canal no Youtube deles) ou alinhado ou não, mas alertar para a importância de ter mais substância antes de deixar a área da criação desenvolver a campanha.

Nenhum comentário: