segunda-feira, agosto 29, 2011

Inovar e ser criativo começa pela sua atitude



Um video que reúne algumas sugestões de ações que podem ser feitas para melhorar a criatividade no ambiente de trabalho (e na vida).

Isso me lembra um pouco um livro que estou começando a ler (ainda no início): Disciplined Dreaming do Josh Linkner (ePrize). Uma agência promoções digitais e foi listada como uma das 500 empresas mais inovadoras dos EUA. Ele foi um cara que pensou:
 "Todo profissional de marketing ou todo homem de negócios cria métodos para tudo que faz. Por que não criar um método para a criatividade?"
Ainda estou no início, mas vem me chamando a atenção. A idéia que ele quer mostrar é que podemos criar métodos no dia-dia para nos mantermos: rápidos, fluídos e criativos

Ao longo do livro ele vai passando diversas dicas que podem ser úteis para o dia-dia:
  1. Qual a porcentagem de tempo que eu gasto criando algo novo, em oposição ao trabalho operacional que você desenvolve? Será que você nao está apenas protegendo o passado?
  2. Liste 5 maneiras que você pode acabar com os competidores. Como você faria? Liste!
  3. Se você fosse entrar em no seu mecado como uma startup, quais barreiras você romperia?
  4. Quais elementos (ou estratégias) do passado você se agarra? Será que não é hora de revê-las?
  5. Liste 5 meio de sua empresa estagnar. Para cada uma dê duas idéias para sair a estagnação.
Deixo uma última frase dele: 
A única vantagem competitiva sustentável, para indivíduos e companhias, é a criatividade.
    Bem, conforme for avançando no livro, vou postando coisas interessantes que achei.

    Nenhum comentário: