quinta-feira, agosto 04, 2011

Humor forçado - Carlsberg



Gostaria de atentar para dois pontos nestes comerciais:
1 - Certamente não cria lembrança (isso é um chute). Por que não há história. Não há conexão com a realidade. Não há conexão entre o tema "esforço" com "recompensa". Está distante e deveras forçado. Arriscaria a me dizer que não há storytelling, muito menos uma conexão profunda com o uso de arquétipos que a Carlsberg tem. (That Calls For A Carlsberg)



Diferente do que a Skol faz excelentemente bem. O uso do esforço tem uma "pegada" mais brasileira e é aquela sensação: "Ah, sacanagem..." Onde você sabe que não poderia acontecer, mas a forma como é dita ajuda muito para "vender" o improvável. Além do mais, o conceito "Todos por uma." Você engole muito mais que "That Calls For A Carlsberg". É contexto e narrativa.




2 - Entra no mesmo patamar (na minha opinião) da nova campanha da Coca Cola Zero, apesar de achar mais coerente diante do posicionamento "É impossível.", o filme. E do produto.



Se pudéssemos pensar do ponto de vista isolado, apenas esta submarca da Coca. O produto em si, me parece trabalhar o arquétipo de Mágico, misturado com o Trapaceiro. Contudo, o uso desta caracterísitica nas marcas ajuda a criar um contexto muito mais fácil de absorção, do que se "atirássemos para todo lado", e não tivéssemos uma personalidade. Justamente por ter uma aceitação (Ah, a marca é assim. Entendi.) mais fácil e posicionada. Independente se for a melhor solução criativa ou não.

Nenhum comentário: