terça-feira, junho 07, 2011

Como avaliar um anúncio?

Philip Ward Burton e Scott C. Purvis, em "Which ad pulled best?" deram algumas dicas bem interessantes de como você pode avaliar se um anúncio que você ler no jornal, revista ou em alguma mídia é efetivo.
Aí vão algumas dicas:

  1. A mensagem é clara à primeira vista?
  2. O benefício está no título?
  3. A ilustração/foto apóia o título?
  4. A primeira liha do texto apóia ou explica o título e a ilustração? (Lembre-se que lê-se cada vez menos)
  5. O anúncio é facil de ler e entender?
  6. O produto é facilmente identificado?
  7. A marca ou patrocinador estão claramente identificados?
(Eu arriscaria adicionar outros pontos como:
  1. Existem informações que o deixem em contato com a marca? (telefone, site, twitter?)
  2. Você ficou incomodado? Sentiu alguma sensação? Leia-se aqui: prazer, raiva, orgulho, admiração?
  3. Você sentiu vontade de mostrar (de preferência positivamente) este anúncio para outra pessoa?

Isto me lembra uma materia recente no Reclame sobre a criação de anúncios para festival, que o Eugenio Mohallem diz neste video abaixo, onde vivemos uma profusão de anúncios cada vez mais limpos, moldados e referenciados para prêmios.(Ainda) E que muitas vezes não resolve o problemas de clientes no dia-dia:


2 comentários:

SilvestrinRH disse...

Show!
Realmente irá ajudar muitas empresas a criarem um anuncio de qualidade!

Silvestrin
Soluções em RH
www.silvestrin.com.br

Paulo Peres disse...

Opa "Silvestrin" obrigado pelo comentário. Espero poder ajudar numa avaliação de algum anúncio.
abs