Peter Drucker certa vez comentou: Agora todos nós somos profissionais de marketing. A cada leitura que façamos a cada década, terá um significado diferente. Hoje essa frase faz parte do momento em que vivemos, rodeado de Possibilidades e Integrabilidade entre tudo e todos. A era (começada com o Linux na década de 90) do open source (código aberto). A Era da Informação. Da competitividade, da diferenciação (ou falta dela. Enfim, vivemos um momento único na humanidade onde tods podemos e temos o poder de construir e constribuir com uma informação, seja para a sociedade ou para empresas - que indiretamente volta-se para a sociedade.
Isto me faz lembrar Seth Godin: "Everyone is not just a marketer...", que ele comenta em seu último livro Tribes. Este é um caso bem interessante que nos faz entender que o marketing é algo hoje tão presente nas relações humanas quanto o ar em que vivemos e os impostos que pagamos. Tudo indiretamente pode ser encarado como composto de marketing. E para isso a Marca acaba obtendo uma parcela importante nessa relação. Afinal, você tem uma marca, a marca se constróe através (e com a ajuda) do Marketing. Um marketing bem feito, uma marca bem consistente. Então a marca nessa relação toma proporções maiores, pois vive na sociedade, ou seja, ela pode ser considerada um organismo presente. Alguma coisa que está ali, que influencia nossos atos e recomendações e que quando bem trabalhada vive como um sentimento dentro de nós. (Basta apenas um bom líder. Para isso encontrá-los é uma dificuldade.)
Nesta era wiki em que vivemos, e falibilidade cada vez maior, ser líder, ou propor um modelo de negócio diferente é como Jeff Bezos (CEO da Amazon) disse uma vez: Alguas companhias erram quando apenas ouvem. Mesmo que elas saibam ouvir, isso não é suficeinte, porque é preciso fazes coisas que os consumidores nunca pensariam em pedir. É aí que entra a inovação." Esta frase é super interessante e muito importante para os dias de hoje. É a junção de pesquisa + Insight. Difícil tarefa? Sim. Realmente.
Fazendo uma ligação rápida com uma frase do Steve Jobs: As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas." Que diretamente é uma forma disruptiva de se pensar. Você tem a informação, o dado, mais a idéia. Soma os três e cria algo novo. Por isso que Apple, Sony, Starbucks, ganham e sempre são exemplos em livros acadêmicos. (E curiosamente neste exemplos temos Líderes.)
Evoluir num cenário que lhe propõe divisões e compartilhamento de informação é um verdadeiro desafio. Acredito que observar hoje deva ser um dos maiores trunfos que empresas precisam ter. Observar, esmiuçar o que os fenômenos naturais da Evolução mercadológica estão fazendo no mercado. E profissionais que não fiquem apenas grudados a números podem (acho que isso varia de mercado pra mercado) ter vantagem sobre outros. Sensibilidade + Tempo (Pesquisa + análise) igual a Insight.
Somos todos marketeiros sem saber. O que nos precisa é aproveitar toda esta força que aparece muitas vezes espontaneamente, para pô-la na direção correta, de forma dinâmica e sensitiva.
Para se aprofundar mais aqui e leia este livro aqui.
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