
Isto me faz lembrar Seth Godin: "Everyone is not just a marketer...", que ele comenta em seu último livro Tribes. Este é um caso bem interessante que nos faz entender que o marketing é algo hoje tão presente nas relações humanas quanto o ar em que vivemos e os impostos que pagamos. Tudo indiretamente pode ser encarado como composto de marketing. E para isso a Marca acaba obtendo uma parcela importante nessa relação. Afinal, você tem uma marca, a marca se constróe através (e com a ajuda) do Marketing. Um marketing bem feito, uma marca bem consistente. Então a marca nessa relação toma proporções maiores, pois vive na sociedade, ou seja, ela pode ser considerada um organismo presente. Alguma coisa que está ali, que influencia nossos atos e recomendações e que quando bem trabalhada vive como um sentimento dentro de nós. (Basta apenas um bom líder. Para isso encontrá-los é uma dificuldade.)

Fazendo uma ligação rápida com uma frase do Steve Jobs: As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas." Que diretamente é uma forma disruptiva de se pensar. Você tem a informação, o dado, mais a idéia. Soma os três e cria algo novo. Por isso que Apple, Sony, Starbucks, ganham e sempre são exemplos em livros acadêmicos. (E curiosamente neste exemplos temos Líderes.)
Evoluir num cenário que lhe propõe divisões e compartilhamento de informação é um verdadeiro desafio. Acredito que observar hoje deva ser um dos maiores trunfos que empresas precisam ter. Observar, esmiuçar o que os fenômenos naturais da Evolução mercadológica estão fazendo no mercado. E profissionais que não fiquem apenas grudados a números podem (acho que isso varia de mercado pra mercado) ter vantagem sobre outros. Sensibilidade + Tempo (Pesquisa + análise) igual a Insight.
Somos todos marketeiros sem saber. O que nos precisa é aproveitar toda esta força que aparece muitas vezes espontaneamente, para pô-la na direção correta, de forma dinâmica e sensitiva.
Para se aprofundar mais aqui e leia este livro aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário