sábado, julho 05, 2008

Concept Stores uma proposta de experiência de marca



A Heineken abriu (5.07.08) em Amsterdam uma loja conceito. Vai vender roupas, musica, ingressos para shows e também cerveja. O objetivo nao é lucro, diz o Wall Street Journal, é promover a marca e atrair o publico masculino jovem. A ideia surgiu depois que a empresa avaliou a popularidade do museu Heineken entre os jovens turistas que vao à capital holandesa - o museu, que está passando por uma renovaçao, recebia 500 mil visitantes por ano, em parte interessados numa oferta especial, copos de cerveja de graça, incluidos no preço da entrada para o museu.


O Diretor de Marketing da Heineken na Holanda, Herwin Van Den Berg, disse que Heineken The City, vem com o intuiro de estimular todos os sentidos, oferecendo os mais diversos produtos exclusivos, para explorar o contato com a marca. Dizendo: "Nós realmente queremos levar o slogan 'Heineken - Serving the planet'", ele ainda garante que a loja terão espelhos sonoors, telas 3D e pilares interactivos, sendo a primeira loja na Europa a ser 100% LED-lit. Um conceito de iluminação puramente composto por leds, iluminando o ambiente.

A Heineken The City (como está sendo chamada) será dividida em quatro pilares: Refresh Studio Sound (música), Moda, Tickets & Travel (para viagens e eventos) e uma Loja Beer (cerveja venda de produtos afins).


Este conceito de lojas conceito, não é novo e várias grandes marcas já introduziram modelos de experiência de venda bem sucedidas nos mais diversos segmentos. A NikeTown é um ótimo exemplo de exploração dos sentidos. Outro exemplo que propõe uma experiência com a marca, seriam os Absolut Ice Bar, bares feitos de totalmente de gelo, onde até os copos são de gelo.

Existem também conhecidos como flag-ship store, que são lojas que tem o intuito de serem pontes de experimentação dos produtos, um bom exemplo é o que a Nokia, faz, disponibilizando as últimas novidades dos celulares para manuseio livre do consumidor, algo semelhante ao que a Apple oferece com sua Apple Store.

Hoje, marcas e executivos de grande empresas estão cada vez mais atentando para essa nova "tendência" de proporcionar uma experiência marcante e que esteja ao mesmo tempo alinhada a marca e que venha uma consistência atrativa. E um movimento, mais próximo da realidade brasileira é o que grandes varejistas como Carrefour e Pão de Açúcar vêm fazendo dentro de suas lojas. Separando espaços destinados a cada tipo de categoria. Modificando iluminação, decoração, cores, as vezes cheiros, disposição de elementos, entre outros fatores, mas isso é tema para outro post.

Nenhum comentário: