A Nokia anunciou nesta segunda-feira que vai comprar a companhia norte-americana especializada em anúncios em celulares Enpocket. O negócio é considerado estratégico em um mercado visto com grande potencial de crescimento nos próximos anos.
Depois de um início lento, as companhias de telefonia celular estão conseguindo avanços neste mercado, ajudadas por novas tecnologias e a disseminação de celulares com mais recursos.
"Isso é um movimento muito interessante. Dá uma imagem clara da velocidade com a qual a nova organização da Nokia está expandindo a empresa em direção a serviços e softwares", disse o analista Jari Honko, da eQ.
A Nokia não revelou os detalhes financeiros da operação, que deve ser concluída no quarto trimestre.
A Enpocket, com sede em Boston, emprega 120 pessoas e seus clientes incluem Vodafone, Pepsi, Telefónica, BT, Sprint e MasterCard.
No mês passado, a Nokia revelou uma ampla iniciativa para a oferta de serviços de Internet móvel para usuários finais, divulgando o serviço Ovi, que combina uma loja de música online e jogos com ferramentas de navegação por satélite.
"Propaganda efetiva e interativa em celulares pode criar um tremendo valor para a indústria celular, ao mesmo tempo em que leva novos serviços de Internet às pessoas", disse o presidente da Enpocket, Mike Baker, em comunicado.
A Strategy Analytics, uma das empresas de acompanhamento da indústria de tecnologia mais conservadoras sobre o segmento de publicidade móvel, projeta um mercado de propaganda em celulares alcançando 574 milhões de dólares este ano e triplicando de tamanho até 2010.
A compra pela Nokia de uma empresa especializada em mobile marketing é de uma extrema óbviedade, no entanto, extremamente estratégica do ponto de vista do conhecimento adquirido pela empresa e de como desenvolvem campanhas para celulares, para empresas como: Vodafone, Pepsi, Telefónica, BT, Sprint e MasterCard. A união dos recursos de investimento da Nokia, mais o conhecimento que a Enpocket tem irá dar a possibilidade ainda maior de adquirir uma interação e penetração em públicos cada vez mais distintos e propondo meios personalizados de fidelizar o cliente.
Lançamentos de jogos, compras de músicas pelo celular, compra de ingressos, acesso a internet cada vez mais rápido, geração de conteúdo personalizado, sms bancário, bilhetes aéreos e alertas de vencimento de contas, entre outras inúmeras facilidades que o celular pode oferecer aos usuários e que hoje são amplamente oferecidos pelas empresas de Mobile Marketing, no Brasil e no mundo, basta agora, é conhecer melhor o consumidor, propondo coisas novas e dando opções cada vez mais rentáveis e facilidades de interação.
A pergunta que me acomete a mente: É como a Enpocket irá proceder em relação aos clientes que ela já dispõe em seu portfólio, após essa compra. A Enpocket irá se tornar uma espécie de agência exclusiva, quase uma house, para a Nokia? São perguntas que hoje não são importantes, mas que sem dúvida abalam os concorrentes.
Vejo isso como uma grande oportunidade de empresas aqui no Brasil fazerem o mesmo, a fim de obter melhores respostas de marca e de reconhecimento do setor. Temos hoje no Brasil várias agências que produzem material mobile marketing no Brasil, como: a Hands, a Movile, a Wbi, entre outras tantas, quem têm a função de propor novos formatos de geração de conteúdo e de aumento na comunicação entre empresa e cliente.
Culminando com a chegada do Iphone, este novo cenário vai ficar cada vez mais competitivo e mais personalizado a fim de criar uma literal batalha entre operadoras, empresas
de celulares e clientes. É só esperar para ver e conferir quem vai oferecer melhores preços e melhores percepções sobre seus serviços.
Falando Nisso...
A Nokia lançará produto para lutar contra o Iphone
Os rumores não param de aumentar na web, estará a Nokia a preparar o rival do iPhone?? É a dúvida que fica no ar e que só o tempo pode esclarecer. Eu como utilizador e admirador dos equipamentos Nokia não estou à espera de outro comportamento!
O mercado funciona com constantes lutas por quotas de controlo do mesmo, a avaliar pela previsão do impacto que o iPhone irá ter na Europa a Nokia terá muito que se preocupar. A solução seria lançar um concorrente, uma alternativa melhor, um gadget superior.
Caso se confirme, posso apostar que o seu lançamento será posterior ao iPhone, não só o aspecto técnico estará a ser estudado mas acima de tudo o aspecto comercial, o impacto do brilho do iPhone no ávido consumidor. Ao nível técnico não será difícil superar o iPhone, são várias as lacunas encontradas no telefone da Apple tendo em conta as necessidades do mercado actual.
Prevejo um ataque de marketing sem precedentes por parte na Nokia, a marca finlandesa deverá querer criar expectativa, para que os consumidores não comprem o iPhone e esperem pelo N98, jóia que estará a ser lapidada a esta altura.
Fonte: Peopleware
Nenhum comentário:
Postar um comentário