Este post foi inspirado num texto do Fernand Alphen, um dos caras mais bacanas e reflexivos que leio, do mercado publicitário brasileiro. Ele é Head de Planejamento da JWT.
O post faz uma reflexão da habilidade x execução, da mentalidade x execução. Dois lados da moeda que se complementam. Ando pensando muito sobre a nossa busca (e me incluo) por mensurações, fórmulas que entreguem, mostrem nosso resultado. Coisa que o mercado inteiro busca. Lembra-me uma corrida, como antigamente (pouco tempo atrás) e ainda hoje tem quando falamos de tutoriais. Enquanto que o planejamento (ou qualquer profissional de marketing) procura fórmulas o diretor de arte procura tutoriais. Parece grosseiro? Pode ser.
Penso que nem sempre temos respostas para as perguntas que nós ouvimos, mas é mais correto "É melhor estar vagamente certo do que precisamente errado. (Donald Lehmann). Ou seja, apesar das minhas buscas por mostrar soluções quantificáveis, o importante é ter o "mindset". É ter a mentalidade sobre aquilo em que se tá trabalhando. o Resultado é uma consequência. A mensuração, as fórmulas para este tipo de profissional é a experiência e a movimentação do mercado. Lembre-se há 20 anos já se fazia propaganda, talvez (mais provável que não), não se mensurava (da forma de hoje). Os critérios eram outros, mas cada um sabia(?) quando cada campanha tinha sucesso. O gosto da surpresa era maior. Hoje acho que perdemos a surpresa e trocamos pelo Google Analytics ou as métricas ou KPYs e os famiferados ROIs. Resumindo em números. Produção
Ter mindset é algo que é importante ser buscado. Entender o contexto, entender o conteúdo! Mesmo que você chute, chute pelo menos no gol, mesmo que o goleiro agarre. O importante é o embasamento. O estudo aprofundado sobre o SEU PROBLEMA. O fazer? Bem, é importante. A Execução é primordial. Ram Charam, Harspt, Kaplan já enfatizam isso. Mas execução sem ideia, para mim é padaria. É operação.
Você pode não saber de tudo, mas até o "especialista (deve) ser aquele que admite a incerteza." Parafraseando o @alphen. Não quero aqui botar mea culpa em possíveis erros, mas alertar que a procura por uma melhor execução me causa medo, quando não colocamos emoção, não colocamos "pensamento criativo", mas apenas "pensamento execucional" na tarefa.
Temos que ser especialistas no consumidor e ele não tem todas as respostas, e as vezes não sabe nem responder ou, se sabe se tem. Você não tem que responder por ele, mas sim, fazer as melhores perguntas. E fazer as melhores perguntas não necessariamente é saber as respostas. "Engana-se aquele que justifica uma ideia na execução assim como aquele que sacrifica a ideia para que seja exequível. complementa Alphen.
2 comentários:
Cara, obrigado pela citação. E como eu gosto de colocar pimenta nas coisas, eu diria q é muito mais excitante (e inspirador) trabalhar com a incerteza do que com a certeza. Não acha?
Concordo plenamente. Acho que dá aquele gostinho de: "Vamos ver o que vai acontecer?". Acho que o seu blog-desabafo ajuda a criar incertezas e menos verdades.
Bgdão pelo comentário e atenção Alphen. Um grande abraço!
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