4 palavras que definem liderança: What do you Think? (O que você pensa?)
(Veja o filme com legendas apertando no botão cc)
Não é o que diz, mas é o que você pensa.
Tom Peters pede para cada um de nós, como gerente ou não, nos fazer esta pergunta todos os dias:
"What did I specifically do today to be ´of service´ to members of my group? Was I truly a ´servant´of them." (O que eu fiz especificamente hoje para "servir" meu 'colegas' do meu grupo? Eu estava verdadeimente servindo eles?) Em tradução livre. Que ele cunhou do livro Servant Leadership.Daí a importância de você perceber-se como um servidor para o grupo em que trabalha. Ainda arrisco-me a dizer, mesmo você tendo uma postura de liderado e não de líder você deveria se colocar assim. Porque nas palavras do Tom:
That´s what you do!Marcus Buckingham, autor de Descubra seus pontos fortes e Empenhe-se ainda endossa o comentário de Tom com:
That´s what you provide!
That´s what you are!
"Não importa qual situação, [the great manager] a primeira reação é sempre pensar sobre interesse pessoal e como as coisas podem ser arranjadas para ajudar aquela experiência individual de sucesso."Sirva. Ponha-se no lugar do outro. Perceba o que o outro precisa para ter sucesso. Obter este grau de lealdade e de servidão é muitas vezes passar por cima de alguns dogmas e orgulhos-próprios, porém acho que ao seu funcionário perceber que você quer ajudar, que você está recebendo autonomia, liberdade, quer ser ouvido, tem seu espaço, ele abrirá um pouco a guarda e diminuirá um pouco a distãncia do eu e eles. Liderança pode ser individual (leia um texto bem interessante aqui).
Portanto, estude as suas palavras e suas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário