O livro para mim reflete uma busca de auto-conhecimento que devemos manter durante toda a vida. Viver experiências por viver, não vale se nao levarmos como ensinamentos ou entendermos como sinais de um progresso. Fazendo assim parte de uma maneira de pensar e agir.
A transcrição, do autor que faço abaixo é baseada na evolução de vida das pessoas ao longo de suas idades. Que não deixa de intimamente nos fazer refletir sobre nossas ações e a nossa relação com o consumo e o amadurecimento pessoal:
Antes dos 30 anos, as pessoas vivem um processo de soma, constantemente adquirindo do mundo aquilo de que necessitam: experiência, riquezas, relacionamentos, boa reputação etc. Porém, quanto mais acumulamos bens materiais, mais perplexos e indecisos nos tornamos.Após os 30, temos de começar a aprender a viver um processo de subtração - é preciso aprender a abrir mão das coisas que sua alma realmente não precisa.
Nosso coração é como uma casa nova: ao acabar de se muda, seus proprietários desejam enchê-la de móveis, cortinas e outras decorações. Como resultado, a casa fica atravancada...e nao temos qualquer espaço livre para nós mesmos. Tornamo-nos escravizados por nossos bens.
Aprender a viver subtraindo significa libertar-se das pessoas que nao desejamos como amigos; recusar-se a fazer o que não queremos fazer; e recusar o dinheiro que não desejamos ganhar. Somente quando ousamos abrir mão, e sabemos como abrir mão, podemos verdadeiramente nos considerar livres das duvidas.
Diante disso entender que em cada etapa de nossas vidas nos comportamos de uma maneira (ou devemos), ajuda a termos como guia para realizar nossos sonhos. No entanto, o que mais gosto é que perceber isso é importante, mas transformar em ação é o mais difícil. Digo isso até para mim mesmo. Que há anos procuro me entender melhor e reagir a cada momento ruim e bom.
Busca se entender, buscar entender as palavras e busca entender a sociedade juntando-se assim num processo de amadurecimento espiritual moto perpétuo. That´s the Key!
Conheça mais sobre as ideias de Confúcio aqui.
Boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário