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Bem, atualmente estou muito envolvido na leitura do novo livro do Marty Neumeier - que por sinal é excelente. É uma continuação do The Brand - outro que é supra-sumo. Recomendo a compra dos dois, em especial comece a ler o The Brand Gap primeiro, porém os dois lidos separadamente podem ser compreendidos perfeitamente.
Neste último livro, ZAG - A Estratégia Número 1 das Marcas de Sucesso, Marty dá dicas e conceitos bem didáticos e simples de como aplicar/implementar (e vender) bem o branding. São formas de se propor a busca pelo seu ZAG, a grande diferenciação competitiva da sua empresa. O que ela realmente é, por que você acorda todos os dias de manhã, qual é a razão fundamental da sua existência da sua empresa, como você quer ser visto daqui a 25 anos, onde sua empresa é ÚNICA, enfim, estas e outras perguntas, simples, mas que fazem grande impacto quando analisadas uma a uma.
Um dos conceitos tão na cara que eu fiquei pensando 'Como eu não pensei nisso antes?' é o conceito Bom e Diferente, onde Marty descreve em 4 quadrantes, como você pode pensar estrategicamente em busca do ZAG da sua empresa. Para entender melhor, baixe o pdf desta parte do livro aqui:
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Olhar para dentro da sua empresa não é um processo fácil, mas mais difícil que isso é ter um produto realmente novo, diferente, que tenha relevância e que se auto-alimente pelo seu próprio design, marca e projeto, a exemplo do Ipod, que não foi o primeiro mp3 player, mas que hoje falar em Apple é associar Ipod (ou Iphone). Então, analisar o plano de marketing e rever se o produto que você está lançando é realmente eficiente ou é "diferenciadamente radical", como Marty fala. É um processo doloroso, mas que garante uma longevidade de sua marca e o posicionamento na mente dos consumidores.
Enquanto uns fazem ZIG, faça ZAG.
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