quinta-feira, dezembro 11, 2008

Como Evitar Reuniões Inúteis

Eu sempre achei Reunião importante. É um momento de se botar em pratos limpos os objetivos necessários. O ruim é quando esta reunião envolve muito gente, ou fica muito dispersa, sem poder chegar a um bem comum. Ou quando existem reuniões demais. Ah, detesto reunião segunda-feira, 8 da manhã. Nossa!!! (rs).

Lendo o UoD, li este post interessante que dá dicas que saíram na Exame deste mês sobre Reunião Inúteis.

Veja algumas dicas para evitar reuniões na empresa:

  1. Vai decidir? Senão, cancele! - Se a reunião não tem poder de decidir nada, é melhor cancelar e usar o tempo para outra coisa. Pessoas que vão apenas para discutir a cor da chuva sem nada de efetivo para alterá-la, estão jogando tempo no lixo!
  2. Existe outra forma de resolver a questão? - Que tal antes de convocar a reunião pensar em alguma alternativa para resolver o assunto sem precisar da reunião?
  3. Conversa individual - Ao invés de usar a reunião será que uma pequena conversa particular com os membros da equipe e depois um e-mail com a resolução não ajudaria? Pode parecer que se ganha tempo falando para 5 de uma vez só, mas na prática isso é contraditório.
  4. Proponha uma solução - Que tal você enviar uma possível solução para a pessoa que convocou a reunião e assim evitar todo o processo de discussão? Em muitos casos a solução já está pronta previamente a reunião.

Um comentário:

Laris. disse...

Adoro reuniões!!! =)