quarta-feira, dezembro 10, 2008

Ensinamentos de Tom Peters

Lendo aletoriamente alguns blogs, me deparei com um que citava algumas partes do livro do Tom Peters - Reimagine, que por sinal estou doido para comprá-lo, mas ainda não tive coragem de fazê-lo. Alguns trechos bem interessantes e incisivos. Começando com esse primeiro que vai de encontro com os estudos de Porras e Collins, em seu livro Feitos pra Durar.

Valem as dicas.


DESTRUA PARA CRIAR: - Esqueça aquela história de “Feitas para Durar”. Toda e qualquer empresa, está fadada ao fracasso. Melhor destruir completamente sua empresa de dentro para fora e reerguê-la de maneira inovadora, ousada e criativa do que travar antigas batalhas com idéias ultrapassadas para depois cair no esquecimento.

A FORÇA DAS MULHERES: - Elas são a força mais importante de nossa economia. São elas que gastam e que ganham a maior parte do dinheiro. Delas partem as decisões financeiras mais importantes. E mesmo assim nós as desprezamos, nunca planejamos as coisas pensando nelas, jamais as consultamos. Nós as ignoramos pura e simplesmente. A Nova Economia obedece a princípios a que as mulheres estão mais habituadas colaboração, em vez de comando e controle, só para citar um exemplo e, a menos que os homens se dêem conta disso e mudem de enfoque, estarão fadados ao fracasso.

O MUNDO É UM NÓ DE RELAÇÕES: - Quem toma decisões precisa comunicar-se de maneira honesta e transparente, do contrário nada funcionará. Jamais chegaremos a parte alguma sem o fator humano. Por isso, é melhor abraçar a política e pôr fim à burocracia. Só então poderemos nos ocupar daquelas metas que efetivamente mudarão a empresa.

A FORÇA DO SONHO: - Empresas bem-sucedidas, como a Harley-Davidson e a Starbucks, só deram certo porque vendem um estilo de vida, ou uma imagem, e não simplesmente um produto. Empresas de sucesso devem oferecer uma “experiência cintilante” para se distinguir em um contexto em que a maior parte da concorrência já oferece um produto decente.

SEJA ESTRANHO: - A única maneira de mudar de verdade o local de trabalho, consiste em convocar os tipos mais anticonvencionais para que se unam à sua empresa e à sua causa. Descubra onde estão esses malucos, banque os projetos com os quais eles vêm sonhando há tempos; depois, faça com que o ajudem a levar adiante as idéias revolucionárias de mudança que há tempos você persegue.

O DESIGN, A FRONTEIRA FINAL: - O design é tão importante que deveria fazer parte da lista de prioridades das reuniões de todos os departamentos (juntamente com a contratação de um profissional da área). O design, tal como o estilo de vida, é um dos poucos fatores que realmente fazem a diferença; portanto, não prosperarão as empresas que ignorarem o poder do design elegante e funcional.

Um comentário:

Romário Jr. disse...

Sei não... Esses parágrafos estão parecendo a penca de obviedades que outros "gurus" já vem dizendo há tempos. Será que Mr. Peters está perdendo o time?