terça-feira, dezembro 23, 2008

Seja você o melhor amigo do consumidor

"Brand Next: novos consumidores, consumidores com novos pensamentos, querem que as marcas ajam, vejam e sintam diferente. As marcas do futuro não procuram enfeitar as suas ferramentas de marketing, mas buscam plataformas efetivas de ações. Elas ajudam mais pessoas a fazerem mais e melhor. Pensamos que as marcas precisam ser menos controladoras e mais generosas."

Este é a home do site da Wolff Olins. Ela mescla valores socias que vivem no seio da sociedade e que são necessários serem lembrados e compartilhados pelo setor privado. Empresas que conseguirem encontrar novas maneiras de abordar o intangível baseadas em propostas realmente importantes farão sucesso. E um bom exemplo brasileiro é o Banco Real, que adotou uma postura concisa e consistente na forma de tratar o funcionário e cliente, de forma transparente e verdadeira. E até óbvia, mas promissora. Inclusive hoje uma ação interessante fo Itáu, que saiu no Brainstorm9 - aqui. Uma ação que estimulava o jovem universitário a poupar e a entender o real valor do dinheiro.


Itaú Essa eu banco

O conceito de : Marca=Plataforma, Marca=Link e Marca=Tema, faz todo sentido num cenário onde as marcas assumem posição importante na construção de uma sociedade. Hoje em dia o Estado e o setor privado estão cada vez mais cooligados e próximos, com interesses comuns e objetivos cada vez mais democráticos (e lucrativos). E a partir do momento que este elemento insere-se no cerne da sociedade ele cria um vínculo que se torna quase impossível retirar.
Com o advento do capitalismo o que é Marca e o que era marca, ganhou um aumentativo expressivo. A democracia juntamente com pensadores e inovadores, contribuíram para formar e levar a um mercado apto a trocas das relações, conhecimento necessário para que houvesse um crescimento econômico. Que hoje se recicla e se moderniza a cada 5 anos. E assim o papel das marcas é emblemático na vida, no comportamento e no diálogo das pessoas com a vida e com as pessoas.

Portanto, link sua marca com a vida; crie uma plataforma que leve emoção e funcionalidde; crie ativistas da sua marca e tematize a vida das pessoas com o que você pensa. Mas pense direito pois você faz parte da vida do seu cliente. Dê conselhos, mas seja verdadeiro - você quer ganhar dinheiro.

Nenhum comentário: