sexta-feira, março 23, 2007

Grafiti é uma forma de poluição visual ?

Nesta onda de poluição visual e lei contra a publicidade na rua, uma pergunta me veio à cabeça, após assistir este vídeo. Será que o grafite, não pode ser uma maneira de poluição visual também?
Haverão discordâncias de várias partes, mas uma coisa é simples, ela modifica a paisagem, mesmo que passe uma mensagem de cultura, arte, etc.



Numa cidade poluída como São Paulo, o grafite, se tornou uma opção de expressão contra o caos e a favor de uma liberdade de expressão, porém, essa expressão será que não invade este ambiente de comunidade? É como se nossas ruas virassem papeis de desenhar, (isso me lembra uma frase que gosto muito de Millor : "Viver é desenhar sem borracha." - mas voltando), virassem cadernos à mão-livre, para de uma certa maneira, expor suas expressões, como o outdoor´s e mídias exteriores (algumas) o fazem.

Bem, é uma discussão que não sei se vai para frente ou não, mas reflete uma situação em que, a sociedade sofre com o acumulo de informações e até com a idéia inversa da comunicação, onde a mensagem que procura o leitor, e não o inverso.