Saiu uma pesquisa recente pela Revista The Economist, The Economist Intelligence Unit Limited 2012 - Outside looking in The CMO struggles to get in sync with the C-suite que foi resultado de uma pesquisa em diversos países sobre o papel e importância do CMO (Chief Marketing Officer) ou a pessoa senior responsável pelo marketing na empresa. Olhando sua função, contribuição e o que se deve esperar de alguém do marketing hoje e para os próximos 3 anos.
Alguns apontamentos são interessantes da pesquisa:
- A função principal do marketing é "gerar lucro", depois "encontrar o consumidor"
- Lá fora existe o profissional "Chief Customer Officer
- "Brand Marketing" é uma das funções mais esperadas por um CMO para os próximos 3 anos. (aqui colocaria Marketing orietado pelo Branding)
- Quem é a Voz do Consumidor na empresa? O pessoal de Vendas (Head de Vendas). Curioso né? Achei que o Marketing seria.
- Uma das funções mais importantes é coletar Consumer Insights;
- E-mail e Site são as ferramentas mais efetivas de engajamento. Só perdem para o Cara-a-cara
- Mobile tá empatado com Call-Center em canal com maior efetividade
- Onde se espera investir mais? Em CRM.
Curiosamente é uma pesquisa que se ligarmos as percepções no NRF 2013 deste ano nos EUA, pode parecer coerente.
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