terça-feira, maio 29, 2012

Branding no mercado de construção civil: Dúvida do dia

Como uma empresa que tem um histórico de construções voltadas a Classe C, D pode fazer para começar a construir para a Classe A por exemplo? O que seria necessário para não criar "gaps mentais" na cabeça do consumidor? 


O que você acha que seria o caminho mais coerente?

4 comentários:

Julie Philippe disse...

É difícil dar um conselho com poucas informações. A construtora vai continuar construindo para C e D ou quer fazer um trade up completo? As classes B e A têm algum conhecimento da marca? Existe awareness da construtora entre eles? Quais os valores que a marca carrega consigo?

Se forem bons (confiança e preço honesto, por exemplo), há uma oportunidade de construir a imagem para as classes A e B a partir disso, já que a construção civil também é percebida como overpriced e muito cara.

Se não houver qualquer awareness e a construtora tiver a intenção de continuar trabalhando para as classes C e D, você pode construir uma segunda marca voltada para este público, sem correr o risco de carregar atributos ruins.

Paulo Peres disse...

Perfeito Julie. É exatamente a reflexão que lancei. De fato, poucas informações eu dei, mas o caminho mais coerente, na minha (também), seria construir uma outra marca.

Agora se ela tem uma posição de qualidade, de lembrança, talvez até valesse à pena não criar uma marca. Ou criar uma submarca separada.

Outro caso, uma marca do zero, talvez fosse o caminho mais custoso, se a empresa tivesse uma baixa percepção no mercado. Descolaria da percepção do público atual e construiria em uma nova.

Mas é isto mesmo.
Obrigado pela participação!
Um abraço!!!!

lu disse...

Sem mudar a marca e o nome, é puro suicídio...rs.

juliephilippe disse...

Muito bacana fazer estas reflexões no meio do dia! Avise sempre pelo Twitter. Beijo!