segunda-feira, agosto 11, 2008

O resgate da honra


Acabo de chegar de uma sessão inspirada do filme Batman - o Cavaleiro das Trevas, no qual assisti acompanhado de vários jovens e adolescentes (fui numa sessão à tarde). Tá certo que meio atrasado desde o lançamento, mas foi por alguns probleminhas outros.

Já tinha ouvido falar muito do filme, tanto pelo buzz quanto pelas ações criadas para divulgar e estava muito, muito curioso. No entanto, não havia lido a fundo sobre roteiro, história etc. Assisti e me surpreendi. Lembro que estava irritado com comentários alheios antes do filme, típicos de quem estava ávido pelo que esperava. Incomodaram-me, mas uma coisa me chamou a atenção. Um comentário atrás de mim que dizia: Nossa, no Superman ele levantando aquele avião. Foi Demais...excessivo. Que me fez lembrar do significado real de um super-herói ou de uma inspiração.

Começou o filme e me deparei com uma das melhores películas que vi na vida (até agora) porque revela um lado do ser humano pela busca de um sentido maior da existência, uma honra, a esperança de que o bem seja o caminho para nossas vidas e o refúgio para nossas ações, descritas em 152 minutos de filme.

Batman se mostrou uma surpresa levando em conta sendo um personagem ficcional e um filme hollywoodiano, diante de uma trama ímpar com um roteiro que me deixava de queixo caído, ao perceber que não havia esperança num 'estado' governado pelo caos, desordem e medo.

Why so serious? Uma das melhores falas já produzidas no(s) filme(s). E acredito que este filme seja uma das melhores atuações de Heath Ledger, se não a maior. No filme, o Coringa é o gatilho para o espectador se ver no espectro da dualidade entre o bem e o mal, na face que todos nós temos lá dentro, no yin e no yang. O filme é um exemplo perfeito do que precisamos e pensamos sobre nossa relação entre o bem e o mal, e o coringa só faz florescer a idéia de que precisamos de uma esperança para seguir em frente. Uma guerra quase-animalesca pela sobrevivência humana, onde o individualismo e o egoísmo ficam latentes, às vezes nos aproximando movidos pelo instinto de sobrevivência, as vezes nos distanciando dos animais, movidos pela compaixão.

Nossa mente fica perturbada com tanta destruição de valores, a queda das bases que nos deixamos fortes e inabaláveis - a queda da honra e da esperança. Vamos ao limite e começamos a duvidar de um final “feliz”. Entretanto, nossa visão é atingida pela nuvem de esperança que leva ao fim do filme. Trazendo a idéia de uma força maior que nos distingue entre pessoas e que nos faz sermos unidos.

Enfim, é o resgate da honra, sem (tantos) efeitos especiais quanto em Superman, sendo uma imagem real de que por mais fortes que sejamos temos que acreditar em coisas intangíveis, mesmo que para isso sacrífícios tenham que ser feitos. Lembra-me até em alguns momentos o sofrimento que os outros super-heróis têm, como é o caso do Hulk (em seu novo filme). Foi o resgate de uma humanização nos valores, do que poderia ser apenas mais um filme ficcional.


Nenhum comentário: