quarta-feira, outubro 24, 2007

Porsche assumindo a gigante Volks

Apesar de saber de suas relações históricas e de suas histórias é de se impressionar a tão 'inofensiva' montadora adquirir a gigante alemã. Porsche AG vinha demonstrando melhores desempenhos em vendas mais constantes e com maior retorno que a grande Volks, e após cresce recentemente sua participação acionária no grupo ficou latente sua aspiração numa fatia maior de participação, adquirindo 20% das ações no valor estipulado em 10 bilhoes de euros.

Este novo cenário de venda de suas ações, tornando a Porsche majoritária, vem na contra-mão de uma realidade onde empresas menores estão obtendo melhores lucros e melhores margens, do que grandes conglomerados industriais, ao contrário da Mercedes na compra da Chrysler, porém vale salientar que o segmento que a Volks atua é diferente, aliás, bem diferente ao de sua companheira alemã, levando-nos a pensar em quão forte é a presença da Porsche.


Em entrevista,
chefe-executivo Wendelin Wiedeking à Businessweek.com, diz: "Naturalmente estamos interessados em exercer plenamente nosso direito de voto na empresa", embora sem confirmar a expectativa dos analistas de que pretenda assumir o controle da VW.

Dado interessante é que a Porsche AG já emprestava sua tecnologia na construção de carros, a exemplo do Touareg (foto abaixo), mesmo fazendo parte acionária. Como aconteceu a Audi, com seus modelos 'inspirados' no A3, travestidos em Golf. A minha percepção é que a Volks foi um celeiro de experimentações e benchmarketing, mas sempre preservando sua identidade associativa a carros populares e com preços acessíveis, aliando de uns 10 anos para cá, e se dotando de um reforço tecnológico mais diferenciativo à concorrência.


No entanto, o maior detalhe desta aquisição acionária, foi o impedimento dado pela Corte Européia de Justiça, impedindo a venda da gigante alemã para outros conglomerados, julgando ser ilegal, devido a existência da Lei Volkswagen que já há a 50 anos que impede a incorporação da montadora alemã. Agora, imagino se uma GM, uma Ford ou ainda mais a nova e promissora montadora Toyota, arriscariam-se a lançar seu preço; começaria-se aí uma corrida industrialista pelo mercado mundial e a segurança prolongada da primeira posição em vendas mundiais, ganhando ainda de bônus montadoras como a Seat e Skoda, até os sofisticados Audi e Lamborghini para assegurar hegemonia absoluta.

Enquanto isto não ocorre o modelo de montadora a Porsche AG, detenterá uma posição elevada e decisiva na liderança do grupo, podendo transmitir e influenciar possivelmente na produção e na tecnologia dos carros produzidos, porém acredito que não haja essa intromissão na linha de produção e mesmo na Identidade histórica de carro popular e confiável. Resta-nos esperar e aspirar para saber os novos caminhos que a indústria alemã terá a partir desta notícia.

Dado: Ferdinand Porsche, foi o fundador em 1931, e projetista do primeiro "carro do povo" e o supervisor da primeira linha de produção do VW. Hoje seu neto chamado, Ferdinand Piech é o atual chairman do grupo.

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