terça-feira, outubro 30, 2007

Asimo, um projeto Honda

A Honda está sendo pioneira neste quesito, e vem explorando bem sua visão para o futuro, em campanhas, repercutindo na mídia de forma positiva. E assim, seu projeto vem ganhando força para que no futuro a humanidade esteja habituada a este universo tecnológico e interativo com a máquina. É isto que a Honda espera para começar um projeto em linha de produção no mundo e promover uma evolução na forma de contato com a máquina e o nascimento de uma nova era.




No Wikipedia, encontramos mais sobre este ícone da evolução tecnológica.

ASIMO é um robô produzido pela Honda. Seu nome, curiosamente, não é uma referência ao escritor russo de ficção científica Isaac Asimov. Em japonês, ASIMO é pronunciado ashimo, que significa algo como "também com pernas". A sigla ASIMO em Ingles significa Advanced Step in innovative Mobility ou seja Desenvolvimento Avançado em inovações para Mobilidade. Ele pode andar em superficies irregulares, virar-se pegar coisas e reconhecer pessoas através de suas cameras que funcionam como olhos. O ASIMO foi ultimamente atualizado: os engenheiros da Honda ajustaram as suas dobradiças e entranhas, ele pode agora correr, com movimentos mais fluidos, atingindo uma velocidade máxima de 6,5 quilómetros por hora!


Visite o Site da Honda Motor Co. para informações sobre o Asimo.

Versão brasileira didática do Asimo


Dois filmes veiculados no Japão e no Reino Unido, que nos trazem uma realidade do limite entre o contato da tecnologia com o ser humano. Asimo é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 1986 para criação de um robô humanóide apto a ajudar pessoas a desempenharem suas funções e conviver socialmente com todos, captando, 'entendendo' e respondendo a sinais e movimentos humanos. É um projeto fascinante!




Nenhum comentário: