domingo, julho 28, 2013

Renovação pelo propósito de unir

Sabe, eu não sou um cara católico (tão) praticante, mas confesso que por algum motivo, nesta semana em todas as vezes que ouvia palavras, expressões, o sorriso e o semblante do Papa, fiquei sempre muito comovido. 

O Brasil anda passando por um momento importante de entendimento social maior, do que apenas ter a esperança pura e simples do mundo melhor. Vimos um país levantar e gritar diante de governos ou sistemas, de prefeituras e políticos, que têm muito a melhorar, muito a ser transparente e muito a aprender com cidadania e com melhores práticas de gestão e inovação. 

O Papa se mostrou alguém atual, atuante e um líder bem informado, que coroou frases (as vezes beirando ecumênicas) que fizeram sentido e tocaram (certamente) pessoas que não são tão praticantes, ou são ateus ou de outras religiões. Isto pra mim é o mais importante de sua passagem. Claro, ainda existem muitas opiniões sobre outros assuntos a serem dadas...

Renovo a minha esperança, não pura e simples "num mundo melhor", mas uma esperança atuante naqueles que estão na rua lutando e se propondo a representar a grande massa que muitas vezes não percebe o quão as manifestações podem ser agentes de mudança pra elas mesmas. Como também renovo minha esperança naqueles que estão em empresas que buscam em ações, equalizar, compartilhar e praticar valores emocionais e humanos em produtos, serviços ou decisões do dia-dia.

Deixo o meu até breve ao Papa, e a tudo o que ele deixou de exemplos, frases e emoções nas nossas mentes. Como em qualquer empresa, religião, ou comunidade, precisamos ter líderes e exemplos, e ele, como qualquer pessoa com propósitos fortes e de união nesta terra, procurarei ouvir e seguir. Porque ele, como Dalai Lama, como Bil Gates etc., como até pessoas simples, ou familiares, têm o poder de não de nos transformar em seguidores, apenas, mas de nos munir para sermos líderes.

Que a mudança seja constante; com a humildade e a fraternidade, mas principalmente com um propósito, mesmo que as vezes este possa ser transitório. Porque, todo propósito genuíno humano, religioso ou empresarial, nasce no exercício de demonstrar um tipo de amor. Nasce da emoção. 

Boa semana a todos!

Nenhum comentário: