Certo dia estava discutindo com minha namorada sobre o famoso "todo mundo sabe" como argumento de venda ou de defesa. Não acho um bom caminho. Hoje lendo Al Ries, ele citou "O problema é o - todo mundo sabe.", se referindo a difícil tarefa que um profissional de marketing tem de mudar a percepção do produto em relação a concorrência.
Uma transcrição do livro:
Se for perguntado para um comprador de um automóvel a diferença entre os veículos americanos e japoneses, a resposta provavelmente será: "Todo mundo sabe que os automóveis japoneses são melhores que os americano." Pois bem, muitas as vezes estes mesmos compradores nem tiveram experiências com estes produtos, mas defendem (as vezes cegamente) que os veículos japoneses são melhores.
Se o veículo japonês der problema o comprador pensará: "Ah, isso só acontece raramente. " Já se o mesmo problema fosse em um americano ele diria: "Eu sabia, eles não conseguem produzir carros como os japoneses. " ou "Já era esperado."
Concluímos: a vitória da percepção. O branding trabalha aí. Quando temos uma marca que conseguimos ter um posicionamento único, ideal, realmente diferente e conseguimos entregar valor, sua percepção de marca cresce. Portanto, vamos trabalhar a percepção!
2 comentários:
verdade, as pessoas tendem a criar uma idéia daquilo pelo que escutam das outras pessoas, a verdade, na minha opinião é que as marcas criem formas de mudar a concepção das pessoas, como? ai sim tem que se trabalhar
gostei mesmo do blog! ;)
Concordo com que "quando temos uma marca que conseguimos ter um posicionamento único, e conseguimos entregar valor, sua percepção de marca cresce".
O posicionamento da marca no mercado influenciará muito neste sentido.
Abs,
Ana.
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