Gregory indicou que quanto mais entrarmos dentro desta “cebola”, mais difícil é mudar nossa ação. Por exemplo, em muitos casos é fácil você mudar um comportamento, mas mudar valores é tão difícil quanto remover a educação de uma pessoa.
Entender a cabeça humana é uma forma interessante de propor trabalhos dentro de uma empresa, ainda mais se você for do setor de marketing, que já é uma área que trabalha com o subjetivo. Comportamento é algo que com alguma normatização conseguimos mudar. Capacidade é a qualidade daquele trabalho que você faz, ou seja, também é possível haver uma mudança, mesmo que aos poucos. Agora crença é algo que muitas vezes está enraizado na cultura de uma organização que fica extremamente complicado muda-la. Reengenharia? Só assim mesmo.
Já mudar (ou ensinar) valores é uma condição humana que temos quando queremos evoluir. Vemos campanhas e mais campanhas na tv sobre conscientização, não agrida o idoso, respeite a faixa de pedestre, não use drogas etc. Estamos tentando mudar o comportamento social, mas ao mesmo tempo tenta-se incutir novos valores na mente das pessoas. Tarefa a longo prazo.
Profissionais de marketing que identificaram uma lacuna interna de sua empresa, vão ter uma árdua tarefa se quiserem modificar valores, mas Gregory indica que para mudarmos precisamos oferecer um motivo e este é a Experiência. Só através da criação de algo marcante, que mexa conosco que poderemos provocar novas sensações e percepções sobre novos produtos, novos comportamentos ou apenas crenças desvalidas.
2 comentários:
Campanhas sobre conscientização, é realmente uma tarefa a longo prazo. Concordo que somente através da criação de algo marcante, é que poderá provocar novas percepções sobre novos produtos, novos comportamentos.
Sempre venho aqui e esqueço de comentar, o único comentário que tenho a fazer é elogiando seu blog, conteudo de primeira parabéns!
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