quarta-feira, abril 30, 2008

Speed Racer, campeão de licenciamentos

Longa-metragem chega aos cinemas nacionais tendo contratos com ao menos 18 empresas

Speed Racer, campeão de licenciamentos

Antes mesmo de chegar aos cinemas brasileiros, o filme Speed­ Racer já pode ser considerado um sucesso. Pelo menos em relação aos contratos realizados pela Warner Bros. Consumer Products (WBCP) - divisão de licenciamento da Warner Bros. -, que detém os direitos da produção norte-americana, avaliada em US$ 100 milhões. Com estréia prevista para o dia 9 de maio, o longa-metragem é uma adaptação do desenho animado criado por Tatsuo Yoshida na década de 60 e que fez sucesso em vários paí­ses com as aventuras do jovem e audaz piloto de corrida Speed Racer. Até o momento, já são 18 empresas de diversos segmentos que vão utilizar a imagem do personagem em produtos e ações de marketing que devem se estender até o início de 2009. Os acordos superam em 30% o faturamento de pré-venda previsto no orçamento inicial.


"O Brasil é um mercado-chave, com altíssimo recall dessa marca, que foi acompanhada por mais de uma geração. Por isso que nossas expectativas em relação ao filme e às ações atreladas a ele são muito grandes", afirma Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da WBCP. Simultaneamente ao filme Speed­ Racer, chegam ao mercado brasileiro produtos licenciados que vão de brinquedos e material escolar até alimentos e artigos para festas (ver quadro com a lista).

De acordo com Mello, três períodos concentrarão as vendas ao longo dos próximos dez meses: lançamento do filme, datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, e na volta às aulas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009. Uma das ações promocionais de divulgação do filme é a exposição de uma réplica do carro Mach 5 - pilotado pelo personagem Speed Racer na série - em diversos shoppings onde a produção será veiculada e em provas do campeonato de automobilismo Stock Car.

Patrocínio
Nas corridas do filme, Speed Racer terá a concorrência da equipe Petrobras Bioenergy. A iniciativa é uma estratégia de marketing da estatal petroleira para ter sua marca divulgada em todo o mundo. Além do carro adesivado, a companhia terá exposição no longa-metragem com painéis ao longo dos mirabolantes circuitos que caracterizam a série. Para fazer parte da produção, a companhia investiu cerca de R$ 3,6 milhões.

Lista de licenciamentos Speed Racer

Licenciado

Categoria

Arcor

Alimentos e bebidas

Brinquedos Bandeirantes

Brinquedos

Buettner

Confecção

Candide

Brinquedos

Chamix Importação e Exportação

Papelaria

Conthey Com. Ind. Ltda.

Brinquedos

Copag

Brinquedos

Distrib. Sulamericana Imp. Exp. Ltda.

Brinquedos

Editora Abril

Publicações

Grow Jogos e Brinquedos

Brinquedos

Ind. Gráfica Foroni Ltda.

Papelaria

M. Agostini

Linha escolar

Mattel

Brinquedos

Molin do Brasil Com. e Distribuidora

Linha escolar

Pacific Imp. Exp. Comércio

Linha escolar

Pepsico do Brasil

Promoções

Plenitude Com. Ind. De Artigos

Artigos para festas

TDB Têxtil

Confecção



Fonte: Meio e Mensagem
Omelete

Nenhum comentário: