sábado, abril 05, 2008

Pernod Ricard compra a vodka Absolut


Pernod Ricard compra a vodka Absolut
Acordo de US$ 8,9 bilhões com a estatal sueca Vin & Sprit aproxima a empresa francesa da líder global Diageo

Após um disputadíssimo leilão que durou quatro meses e envolveu várias multinacionais do setor de bebidas alcoólicas, o governo sueco vendeu a Vin & Sprit AB, fabricante da vodka Absolut, ao grupo francês Pernod Ricard SA, em transação de 5,63 bilhões de euros (US$ 8,88 bilhões).

A aquisição estreitou drasticamente o gap que separava a Pernod da britânica Diageo Plc em volume global de vendas de bebidas alcoólicas (91 milhões de caixas anuais versus 110 milhões respectivamente), melhorou consideravelmente sua posição no mercado dos Estados Unidos (do 4º lugar para o 2º) e a tornou a nº 1 do setor de vinhos e destilados da Escandinávia. Além disso, segundo o Marketwatch.com, a Pernod não apenas se tornará a líder global em destilados premium (share de 27%), como responderá por 19 entre as Top 100 marcas premium do mundo (contra 18 da Diageo).


Atualmente a empresa já é a nº 1 da América do Sul e América Central, da Europa Continental e Irlanda, além de de nº 2 na Ásia-Pacífico e nº 6 na América do Norte.


Quanto à Absolut, é a quarta maior maior de bebidas destiladas depois da Smirnoff (Diageo), do rum Bacardi (Bacardi Ltd) e do uísque Johnnie Walker (Diageo), tendo vendido 88,8 milhões de litros em 126 países em 2007. Na categoria de vodkas premium, no entanto, é imbatível: a marca detém 40% de share global, mais que triplo de qualquer rival.

Segundo as empresas, o acordo deverá ser completado no segundo semestre. Também participaram da concorrência a Diageo (que se retirou em fevereiro para formar joint venture com a fabricante holandesa da vodka Ketel One), a italiana Bacardi Ltd, a americana Fortune Brands Inc. e um consórcio investidor sueco formado pela EQT Partners AB e a Investor AB.
Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário: