segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Top de Planejamento/ESPM 2011

Estive semana passada em São Paulo para o evento Top de Planejamento, que reuniu diversos profissionais do mercado para cada um dar sua visão e/ou apresentar trabalhos sobre planejamento ou sobre temas que permeiam o universo do planner.

Tiveram diversas palestras onde cada um abordou a figura do planejamento pela sua visão:
  • João Ciaco, Diretor de Publicidade da FIAT, pela visão do cliente;
  • Eduardo Srur, Diretor da Atack.art.br, empresa de intervenções urbanas;
  • Mari Zampol, Diretora de Planejamento da Talent (e Rafael Jardim, Dir. Planejamento/Talent);
  • Bruno Tozzini e Philippe Bertrand, DM9DDB
  • Marcelo Magalhães, sócio da Tailor Made
  • Luiz Felippe Neto, da Ana Couto Branding & Design
Foi um evento rico de abordagens diferentes, mas deixo algumas refllexões aqui sobre como percebi o evento e o universo do planejador hoje.

O Evento

  • Evento foi rico, mas poderia ser melhor aproveitado em um espaço maior.
  • A velha coisa de apresentar cases e mais cases mostrando de forma superficial o que o planner vive, deve pensar, em que contexto ele deve enxergar o mundo, onde percebemos as inspirações, referências etc
  • O planejador hoje assume diversos papeis e cada vez mais o feeling ou a intuição deve ser explorado e endossado pela agência e pelo cliente.
  • O planner hoje não é a figura apenas business, ou criativa. É aquele profissional que se afasta do problema e o observa-o pela ótica do consumidor e das tendências.
  • Não se tem um modelo de planejador. Cada um adota, implementa, cria e ajusta conforme a necessidade do cliente, da agência ou do consumidor. Mas tenha sempre seus princípios e próprias teorias.
 

Bruno Tozzini e o Philipp Bertrand (DM9)
  • Bruno Tozzini e o Philipp Bertrand apontaram um termo interessante como território do planner trabalhar: 
    • "Zeitgeist Branding: definir momentos, assuntos e contextos relevantes para a marca." Que não deixa de ser uma abordagem mais "didática" de entender a personalidade da marca.
  • Conteúdo é a soma de: Informação, Entretenimento e Serviço. 
  • Não se prender a plataformas. Evitar engessar o planejamento;
  • Não existe fórmula para a social media. É jogar na rua e acompanhar e ajustar.
 
  
Mari Zampol (Talent)
  • "Não está tudo pronto. Desconfie." Silvio Meira
  • Cultura da Convergência
  • Perceber as movimentações sociais como um reflexo de uma abordagem voltada a arquétipos como do Mago. 
  • Momentos "Momentos mágicos experiências transformadoras." A busca por uma magia através da racionalidade do mundo hoje.
  • Vivemos num mundo onde nada surpreende.
  • Informação não é a solução. Repertório (experiências de vida, observações do cotidiano etc) é formação do contexto, do contorno de cada planejador.
  • Emoção que ativa a surpresa.
  • Julio Ribeiro "A magia da razão provoca a intuição para resolver problemas ou ter mais visões"
Luis Felippe (Ana Couto Branding)
  • Marcas contam histórias. 
  • Separe universo visual do universo verbal da marca
  • Marcas são: integradoras de negócios e clientes
  • Marcas precisa ser: diferenciado, relevants, proprietário, consistente
  • O posicionamento muda se o mercado muda, mas a essência não.
Marcelo Magalhães (Tailor Made)
  • Torne o diagnóstico do problema do cliente algo divertido
  • Time-market: Insira-se dentro do negócio do cliente. Pense como ele e depois saia.
  • "Não se descobre o novo sem curiosidade"
  • Reserve energia para um possível recomeço.
  • São as soluções ou os problemas que andam parecidos? O Culpado é o diagnóstico?
  • Cresce o número de anunciantes que vão mudar de agência, a cada ano. Motivo: falta de comprometimento.

Estes foram alguns pensamentos que me chamaram a atenção durante o evento.Vale procurar pela hashtag #topdeplanejamento no twitter para saber mais.

3 comentários:

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