sábado, fevereiro 19, 2011

Estratégia é intuitiva?

Hoje em dia acredito que algumas palavras se tornaram mais comuns no vocabulário do cliente, como: planejamento, estratégia, branding, alinhamento etc..Bacana, mas o interessante (também) não é o que cada uma das palavras  significa, mas o processo de pensamento em si.

Uma das palavras interessantes hoje em dia é a estratégia. Existem inúmeros autores que definem a estratégia como Michael Porter: 
"Estratégia é a criação de uma posição única e de valor, envolvendo um conjunto diferente de atividades."
Entre outras definições...O importante não é perceber a estratégia como um resultado, mas sim como um processo. E para isso Kenichi Ohmae, no livro The Art of Japanese Business identificou 3 tipos de processos de de pensamentos para se chegar à estratégia.



O que Kenichi Ohmae esclarece é que a estratégia deve ser um tipo de pensamento que seja mutante, que seja passível de ser modificada ou evoluída. Mutante por que? Porque ela é baseada em 3 elementos (o modelo dos 3Cs), o: mercado, o consumidor e a empresa, (competition, custumers, corporation) como em sua citação abaixo: 
In terms of the three key players (competitors, customers, company) strategy is defined as the way in which a corporation endeavors to differentiate itself positively from its competitors, using its relative corporate strengths to better satisfy customer needs.

No entanto, ele até dá 3 dicas básicas para se iniciar o pensamento: 
A estratégia é sempre ao redor do produto/serviço e sua maneira de pensar
Ela começa com uma análise
A estratégia é intuitiva, mas também é analítica, é analítica, mastambém intuitiva
    Trazendo para o universo da publicidade acho um pensamento interessante, mas me arriscaria a adicionar dois elementos dentro do bolo da estratégia: Tendências e Valores sociais. 

    Mas voltando...Você acha que Estratégia é intuitiva? Ou é puramente uma decisão racional a partir da soma de diversas informações?

    Inspirado daqui

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Olá Paulo,
    Interessante seu post. Vejo que você bebeu em "águas sábias" pois Ohmae e Porter são grandes nomes de estratégia corporativa.

    Estratégias são tão boas quanto sua capacidade de serem implementadas. Isso posto, creio que boas estratégias precisam ter uma parcela de intuição. Essa intuição é fruto da experiência e do conhecimento tácito das pessoas que colaboram com seu planejamento e implementação.

    Abs
    Thiago de Assis Silva
    DOM Strategy Partners

    Abs

    Paulo Peres disse...

    Thiago, obrigado pelo seu comentário. O Ohmae é uma fonte importante de conhecimento.

    Acredito que o planejamento seja essa experiência de intuição que realmente é fruto do conhecimento. Concordo plenamente.

    Um grande abraço e espero que volte mais vezes para comentar.

    Paulo Peres