As vezes quando não estou fazendo nada, pego alguns livros na minha biblioteca e leio e releio. Ontem à noite peguei para reler Reimagine de Tom Peters, para relembrar alguns conceitos.
Hoje pela manhã procurando artigos e relendo na internet, lembrei que tenho um livro chamado Os Seis Fundamentos do Sucesso Profissional. É de leitura simples e rápida. Rodeado de dicas e fácil interpretação. Encontrei esta passagem que transcrevi, sobre o tema que as vezes esquecemos no dia-dia ou não optamos em fazer. É nada mais nada menos que o SIM (Sistema Integrado de Marketing) que precisamos ter para embasar análises setorias (business intelligence) ou segmentar uma estratégia.
1.Leia revistas de negócios e a seção de economia dos jornais, assista aos programas especializados e mantenha-se atualizado sobre as tendências econômicas que possam ter impacto sobre o seu setor. Não ignore as tendências globais, pois elas também afetam sua empresa.
2.Leia as publicações comerciais do seu ramo, mesmo que precise pegar emprestado com seu chefe.
3.Ao conversar com clientes e fornecedores, escute o que eles têm a dizer.
2 comentários:
Quando eu vejo pessoas re-assistindo filmes, relendo livros, eu sinto uma certa inveja. Eu tenho uma necessidade incontrolável de conhecer o novo, então, ler ou assistir algo pela segunda vez é, digamos, uma perda de tempo, porque eu poderia estar conhecendo algo novo.
No entanto, eu reconheço o valor de reler ou rever aquelas coisas que te acrescentaram algo, você sempre consegue extrair algo de valor numa 2ª, 3ª vez.
Concordo com a importância de manter-se sempre atualizado sobre as tendências econômicas e assuntos em geral. Essa atualização é muito importante para o conhecimento pessoal como para o profissional.
Abraços,
Ana
Postar um comentário